Sendo um dos países mais generosos quando se trata de atração de estudantes internacionais para suas universidades, são muitas as opções para quem procura bolsas de estudo na Austrália. Uma delas é oferecida pela prestigiada Universidade de Adelaide – a terceira mais antiga da Austrália e que está entre as 100 melhores do mundo, conforme o ranking QS.
As inscrições para bolsas de mestrado e doutorado em diversas áreas, com foco em pesquisa científica, podem ser feitas online até o dia 31 de agosto. Esse é o primeiro round do processo, que também acontece em janeiro e abril.
A principal bolsa oferecida pela Universidade de Adelaide é a ASI (Adelaide Scholarships International), mas também há outras oportunidades direcionadas a estudantes de áreas específicas, como engenharia e física.
O que as bolsas oferecem
A bolsa oferece total cobertura dos custos acadêmicos ao longo do projeto de pesquisa e seguro saúde internacional, além de auxílio no valor de 27 mil dólares australianos por ano – sendo que os programas de mestrado têm dois anos de duração e doutorado, três.
O processo de candidatura às bolsas acontece simultaneamente ao do curso desejado. Para participar, os interessados devem identificar primeiramente sua área de estudo e o supervisor do projeto de pesquisa, antes de preencher um formulário online e enviar a documentação. Confira aqui o passo-a-passo para inscrição.
Leia também: Quer estudar na Austrália? Conheça as duas melhores universidades do país
O processo de seleção inclui teste de proficiência de inglês (IELTS, TOEFL ou Cambridge VAE), análise de currículo acadêmico e profissional e das experiências prévias do candidato com pesquisa. E, também, envio de proposta de pesquisa acadêmica (com até 500 palavras) e de cartas de referência. Confira aqui a lista com todos os documentos necessários.
Quem pode concorrer às bolsas de estudo na Austrália
Para serem elegíveis, os candidatos devem ter um diploma universitário de um curso de quatro anos finalizado por um projeto de pesquisa e devem, ainda, comprovar proficiência em inglês. Depois disso, na seleção, são também considerados aspectos como méritos acadêmicos e o potencial investigativo do estudante. Não serão consideradas atividades extracurriculares.
Sobre a Universidade de Adelaide
A Universidade de Adelaide é uma instituição pública de ensino localizada em Adelaide, South Australia. Fundada em 1874, é a terceira universidade mais antiga do país e considerada uma das melhores da Oceania. Está associada a cinco vencedores do Nobel e 104 Rhodes Scholars, além de ter contribuído para diversas descobertas, como o desenvolvimento da penicilina, avanços da exploração espacial e estudos de vinicultura. A instituição também é membro do Group of Eight, que reúne as instituições mais tradicionais da Austrália.