InícioColunistasVida de undergrad: Expectativas de Estudar Fora

Vida de undergrad: Expectativas de Estudar Fora

Giana Andonini - 14/08/2013
Comentários:

Quando o Ferreirinha, colunista do I wanna be a freshman, conta a história de Marco Polo (qualquer semelhança é mera coincidência) e suas viagens, eu me identifiquei instantaneamente. O aventureiro italiano passou anos viajando pela ásia, e assim pode entender melhor a terra de onde ele vinha.

Veja o vídeo com o Renan Ferreirinha e outros jovens do Prep Program falando sobre o processo no programa e as expectivas para Estudar Fora.

Estou em situação igual, e a aventura de ter escolhido Estudar Fora já me rendeu muito aprendizado sobre o Brasil, mesmo antes de eu, de fato, ter saído.

Em referência ao último texto da minha coluna, sobre o Gap Year, estou aproveitando agora minhas últimas semanas no Brasil para sentar e abraçar meus pais, ouvir as últimas doses de sabedoria antes de embarcar finalmente à vida adulta. Aproveitei também para ler uma pilha de livros, entre eles Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado. A obra é maravilhosa, mostra com simplicidade a relação entre as esferas econômica e social na nossa história, além de ajudar a entender o que é este nosso país e porque chegamos a nossa atual situação.

Não fosse a decisão de estudar fora, não teria tido este tempo tranquilo para distanciar-me de todo o estresse e, entre pedacinhos de pão de queijo, aprender sobre o país que vivo. Da mesma forma, o que espero da minha educação em Middlebury College é poder distanciar-me da realidade brasileira, não para alienar-me dela, mas para poder refletir e pensar em soluções para as questões que permeiam nosso país. Meu sonho é adquirir lá, com economistas de todo o mundo, uma habilidade crítica que realmente consiga agir sobre a realidade. Quero ler, escrever, conhecer pessoas, fazer intercâmbios, trabalhar…

E para quê tudo isso? Para voltar e colocar em prática. Meu sonho é atuar em empreendedorismo social, oferecendo empréstimos produtivos para grupos da população que não tem acesso ao crédito convencional, estimulando a inovação.

O período que sucedeu as viagens de Marco Polo foi marcado como um dos tempos mais ricos da história da Europa. Quem sabe não acontecerá o mesmo, comigo e meus colegas da Fundação Estudar, depois que voltarmos das nossas aventuras em mundos desconhecidos.

_____________________________________________________________________

Marcos Souza é colunista do Vida de Undergrad

Marcos Souza é um apaixonado pelas artes, comida e projetos sociais. Estudante de Ciências Econômicas na Unicamp, ele participou da turma de 2012 do Prep Program e, em setembro, abandona seu curso no Brasil para graduar-se em Economia no Middlebury College, nos Estados Unidos. O objetivo de seus posts é mostrar que não é preciso ser um gênio para realizar o sonho de Estudar Fora.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados