O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta segunda-feira, o programa Idiomas sem Fronteiras, que oferecerá cursos presenciais e online em sete idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim e alemão, além de português para estrangeiros).
O objetivo é capacitar em línguas estrangeiras estudantes e docentes de instituições de ensino superior público e privadas e também professores de idiomas da rede pública de educação básica, que compreende até o 3º ano do enisno médio. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
MEC lança curso de francês no Idiomas sem Fronteiras
Segundo o texto, as ações do Idioma sem Fronteiras serão complementares às atividades do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), que dá bolsas de estudo no exterior para cursos de graduação e pós. A seleção para as bolsas de estudo será feita por meio de editais específicos, assim como ocorre com o CsF, que trarão os requisitos mínimos a serem preenchidos pelos candidatos.
Entre os objetivos do programa, está ampliar a participação e a mobilidade internacional para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior. Agora, o programa Inglês sem Fronteiras passará a ficar sob domínio do Idiomas sem Fronteiras.
*Reportagem atualizada no dia 18/11, às 16h.
Leia também:
Cultura Sem Fronteiras vai oferecer bolsas para alunos de humanas
Governo promete mais 100 mil bolsas de estudos no Ciência sem Fronteiras
Últimos dias para conquistar sua bolsas de até 90% para estudar no Brasil ou no exterior, e apoio vitalício ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Inscreva-se no Programa de Bolsas Líderes Estudar e transforme sua trajetória!