O Instituto Sueco de Bolsas de Estudos (SISS, na sigla em inglês) oferece a cada ano bolsas para estudantes de determinados países realizarem seus mestrados no país. Neste ano, os brasileiros serão contemplados para a oportunidade. Mas corra: as inscrições devem ser feitas até 16 de janeiro!
Em 2017, serão oferecidas cerca de 335 bolsas para mestrado na Suécia, que cobrem os valores de anuidade das instituições, seguro-saúde e 9 mil coroas suecas por mês – aproximadamente 940 euros – para despesas no país. A bolsa pode ser renovada pela duração do programa. Confira aqui a lista completa de mestrados elegíveis para a bolsa.
Um dos pré-requisitos para concorrer é possuir ao menos 3 mil horas de experiência de trabalho – o que inclui posições como voluntário, estágio ou em meio período. Além disso, para ser considerado, o candidato também deve preencher uma candidatura separada para o mestrado até o dia 16 de janeiro no sistema nacional de candidaturas (há uma taxa de candidatura para que a candidatura seja processada).
Os candidatos selecionados nesta primeira etapa serão notificados ao final de janeiro e deverão enviar uma candidatura mais detalhada até 10 de fevereiro. Apenas nesta segunda fase será necessário enviar cartas de motivação e recomendação.
Confira aqui o passo a passo para inscrições.
* Foto: Bolsistas SI / Crédito: Magnus Liam Karlsson Magnus Liam Karlsson
Leia também:
Um mestrado na Suécia sem terminar a graduação no Brasil
Universidade comemora 350 anos com 350 mil em bolsas
17 bolsas para ficar de olho em 2017: Pós-Graduação