O Türkiye Bursları é um grande programa de bolsas de estudo promovido anualmente pelo governo da Turquia. Na edição de 2022/23, a iniciativa concederá cerca de 5.000 bolsas de estudo para alunos de graduação, mestrado e PhD estudarem nas melhores universidades do país.
As bolsas cobrem 100% dos custos, incluem moradia e subsídio mensal, e são oferecidas para os programas de período integral, ou seja, para quem deseja cursar toda a formação na universidade turca de destino. Os critérios de seleção dos bolsistas consideram o método acadêmico e o programa tem como objetivo “encorajar estudantes qualificados para estudar na Turquia”. De acordo com o programa, atualmente mais de 70 mil estudantes internacionais vindos de mais de 140 países estudam na Turquia.
Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas
Como funciona o Türkiye Bursları
Podem se inscrever para as bolsas estudantes de graduação que tenham completado 70% do curso e de pós-graduação que concluíram 75% do programa. Para alunos das áreas de ciências da saúde, como Medicina, Odontologia e Farmácia, é necessário ter realizado 90% da formação.
As idades máximas para participar dos programas são: 21 anos para graduação, 30 anos para o mestrado, 35 anos para o doutorado e 45 anos para pesquisadores. Os subsídios do programa incluem:
- Gratuidade de todas as taxas;
- Acomodação na universidade de destino;
- Auxílio de custo mensal de 1.000 LT (Lira Turca) para graduação, 1.400 TL para mestrado, 1.800 TL para PhD e 4.000 TL para pesquisadores;
- 1 ano de curso de língua turca;
- Passagens de avião de ida e volta.
Praticamente todos os programas oferecidos pelas universidades turcas estão disponíveis no programa de bolsas, com exceção de alguns cursos da área de saúde para estudantes de pós-graduação. Ao todo, 112 universidades turcas participam da iniciativa.
Leia também: Vai prestar o TOEFL? Faça o curso preparatório gratuito do Estudar Fora
Como se inscrever
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online com as informações pessoais, formação educacional, experiência de trabalho e atividades sociais realizadas. No primeiro momento, não é necessário escolher a universidade de destino.
Após a análise das candidaturas, os participantes são avaliados pelo comitê de especialistas do programa a partir de vários critérios: status acadêmico, qualificações anteriores, interesses acadêmicos, objetivos de carreira, consistência de preferências, conteúdo da carta de intenção e participação em atividades sociais.
Leia também: Curso mais popular de Harvard completa 10 anos e ganha versão online de graça em português
Após passar esta etapa, os selecionados são chamados para participar de uma entrevista com duração de 15 a 30 minutos, na qual o candidato poderá se apresentar e conversar com os avaliadores. Os documentos exigidos no processo seletivo são:
- Documento de identidade válido ou passaporte;
- Uma fotografia do candidato tirada no último ano;
- Resultados do exame nacional (ENEM);
- Diploma ou certificado de graduação temporária;
- Transcrição da documentação;
- Resultados de exames internacionais (GRE, GMAT, SAT etc.), se exigido pela universidade ou programa escolhido;
- Resultados de testes de idiomas internacionais, como TOEFL, DELF, se exigido pela universidade ou programa escolhido;
- Proposta de pesquisa e um exemplo escrito da pesquisa realizada (somente para candidatos ao doutorado).
Mais informações em inglês sobre o Türkiye Bursları neste link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 20 de fevereiro.