Mesmo com fluência em inglês, desempenho satisfatório nos exames padronizados (GMAT ou GRE), boas cartas de recomendação e um personal statement interessante, muitos candidatos não são aprovados para os cursos de pós-ghraduação no exterior que desejam. Por quê?
Em primeiro lugar, porque não há vagas para todo mundo. Depois, porque não basta ser um bom estudante, é preciso destacar-se dos outros. Paulo Cesar Oliveira, sócio da Philadelphia Consulting e coach em MBA no exterior, explica qual é o perfil de aluno que as universidades buscam:
1. Eles superam expectativas
Não é preciso ser um gênio para ser aprovado, mas é indispensável ir além do básico. “As universidades procuram alunos que já estejam fazendo algo de relevante na sua área de atuação e não que vão começar a pensar sobre isso depois de formados”, afirma Paulo Cesar. Os candidatos devem demonstrar que estão sempre superando expectativas pessoais e profissionais: “Os escolhidos são aqueles que vão além do que é proposto pelo chefe, professor ou por si mesmos”.
2. Mostram alto potencial de desenvolvimento
Durante o processo de seleção, as instituições procuram evidências de que o candidato, se selecionado, conseguirá acompanhar o intenso ritmo de estudos. “Os admission officers querem pessoas com alto potencial de desenvolvimento e que passem confiança de que terão um desempenho excelente durante todo o curso”, explica.
3. Serão atuantes após o curso
Outra característica importante observada pelas escolas é a capacidade de engajamento dos estudantes. Elas querem alunos que, depois de formados, sejam atuantes copo de alumni, tanto para agregar os colegas como para promover o curso em seu país de origem.
_____________________________________________________________________
Guias especiais de pós-graduação – A Fundação Estudar e a Fundação Lemann prepararam três guias exclusivos e totalmente gratuitos para interessados em realizar um mestrado no exterior nas áreas de Educação, Saúde Pública ou Políticas Públicas. Clique no guia de sua preferência e receba o conteúdo em seu e-mail:
Leia também:
Por que realizar uma pós no exterior?
Entenda o processo de seleção para pós-graduação no exterior
Personal statement: a chave do processo de seleção para pós fora