O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta segunda-feira, o programa Idiomas sem Fronteiras, que oferecerá cursos presenciais e online em sete idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim e alemão, além de português para estrangeiros).
O objetivo é capacitar em línguas estrangeiras estudantes e docentes de instituições de ensino superior público e privadas e também professores de idiomas da rede pública de educação básica, que compreende até o 3º ano do enisno médio. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
MEC lança curso de francês no Idiomas sem Fronteiras
Segundo o texto, as ações do Idioma sem Fronteiras serão complementares às atividades do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), que dá bolsas de estudo no exterior para cursos de graduação e pós. A seleção para as bolsas de estudo será feita por meio de editais específicos, assim como ocorre com o CsF, que trarão os requisitos mínimos a serem preenchidos pelos candidatos.
Entre os objetivos do programa, está ampliar a participação e a mobilidade internacional para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior. Agora, o programa Inglês sem Fronteiras passará a ficar sob domínio do Idiomas sem Fronteiras.
*Reportagem atualizada no dia 18/11, às 16h.
Leia também:
Cultura Sem Fronteiras vai oferecer bolsas para alunos de humanas
Governo promete mais 100 mil bolsas de estudos no Ciência sem Fronteiras