Um dos fatores a serem levados em consideração ao escolher sua universidade no exterior é o local onde ela está localizada. Você prefere frio ou calor? Cidades grandes ou pequenas? Centros urbanos, cidades litorâneas ou do interior?
Estudantes internacionais, especificamente, tendem a se sentir mais confortáveis quando encontram elementos que os conectem a seus países de origem. Neste sentido, grandes cidades oferecem muitas opções. O portal USNews aponta quatro benefícios de estudar em grandes centros urbanos:
1. Você irá facilmente encontrar diversas comunidades internacionais, inclusive uma de seu país
Cidades como Nova Iorque, Washington ou São Francisco têm ricas comunidades internacionais. Enquanto em Nova Iorque é possível encontrar lojas de pão de queijo, por exemplo, São Francisco possui um bairro francês e Washington celebra o florescer das cerejeiras, tradicional acontecimento no Japão.
Desta forma, além de manter tradições associadas a seu país de origem, participar em festivais e celebrações ou conhecer bairros tradicionais pode ser uma ótima oportunidade de enriquecer a experiência de estudar no exterior.
2. Serão inúmeras as opções de diversão – e comida – ao seu alcance
Para quem gosta de explorar restaurantes e a vida noturna além do campus universitário, não faltarão opções em grandes cidades. Além de eventos e festas, certamente, você encontrará restaurantes com comidas de diferentes países.
3. Oportunidades de trabalho e networking
A maioria das sedes de grandes empresas está localizada em grandes centros urbanos. A proximidade com a indústria traz inúmeras oportunidades de trabalho e networking. Além disso, é recomendável analisar as oportundiades específicas que algumas cidades oferecem – Los Angeles, por exemplo, pode ser uma boa opção se você quer trabalhar na indústria cinematográfica.
3. O esporte local funciona como oportunidade e incentivo social
Boston Red Sox, Los Angeles Lakers, New York Rangers, San Francisco Giants. Nos mais diversos esportes, cidades grandes possuem grandes times de esporte, e torcer para um deles é uma excelente forma de se misturar com a comunidade local e nacional. Frequentar jogos e campeonatos pode ser uma opção de diversão que te ajudará a entender melhor a cultura da cidade e mesmo do país.
Leia mais:
Application para universidade dos EUA, como escrever boas redações
Bolsas de estudo para curso de um mês na Inglaterra
Seis países em que é possível estudar de graça – ou quase