Quando viajou aos Estados Unidos em julho de 2012 pelo programa federal de bolsas Ciência sem Fronteiras (CsF), Peirol Gomes, de 25 anos, gostaria de ter recebido orientações sobre o que levar na mala, o que comprar lá, e como lidar melhor com o dinheiro, entre outras coisas. Após morar por um ano no país – e descobrir a resposta para essas questões – ele virou o “informante” oficial dos amigos que planejam fazer intercâmbio nos Estados Unidos.
Agora, decidiu compartilhar essas informações para além do seu círculo pessoal. “Depois de responder várias vezes às mesmas questões, decidi compilar o que achava mais importante em um só lugar e escrever uma cartilha de orientações que pudesse auxiliar gratuitamente qualquer pessoa que pretende estudar nos EUA”, diz.
Vai estudar nos EUA? ACESSE AQUI SUA CARTILHA DE ORIENTAÇÕES
O mini-guia traz desde informações sobre assistência médica até dicas sobre como economizar. Comprar em lojas refurbished, por exemplo, é um dos “truques” de Peirol: “Refurbished são lojas em que os produtos tiveram algum defeito, foram devolvidos para fábrica para conserto e agora são vendidos por um preço abaixo do comum. Comprei meu tablet pelo refurbished, ele veio em perfeitas condições, funciona normalmente e ainda economizei 70 dólares”.
MyCsf – A cartilha de orientações integra o site MyCsF, que reúne projetos de ex-bolsistas do Ciência sem Fronteiras. Um dos objetivos do MYCsF é formar uma rede de ex e atuais participantes do programa que possam se ajudar mutuamente a colocar boas ideias em prática, retribuindo à sociedade o investimento feito neles. Saiba mais
Leia também:
Estudante cria site para incentivar projetos de bolsistas do CsF
Ex-barbeiro cria projeto para incentivar jovens pobres a estudarem fora
Quer estudar nos Estados Unidos? Conheça curiosidades sobre o país