Na seção de speaking do TOEFL – o exame de proficiência em inglês cobrado pela maioria das universidades norte-americanas – você encontrará questões que mesclam atividades de reading e listening, além de perguntas sobre tópicos abertos ou que você tenha que escolher entre duas opções. Você terá um tempo específico para responder a cada questão, que varia de 45 a 60 segundos. O tempo é curto e você precisará mostrar tudo o que sabe.
No TOEFL você precisa ser objetivo e colocar o que está na sua mente no papel em poucos segundos
Muitas pessoas são resistentes em fazer anotações durante o exame. Isso porque nossa vida é cercada de tecnologia e ter uma caneta em mãos não é muito comum. Tudo é anotado no celular, no computador ou na rede social.
Mas no TOEFL você precisa ser objetivo e colocar o que está na sua mente no papel em poucos segundos – na seção de speaking, você terá de 15 a 20 segundos para anotar e se preparar para responder o que foi perguntado. Portanto, papel e lápis serão as suas ferramentas no momento da prova e você precisa utilizá-las da melhor forma.
O seu ritmo, a fluência oral (incluindo a pronúncia) e organização de ideias são pontos fundamentais para um bom speaking. Por isso, faça uma lista de palavras que podem servir para introdução de suas frases, como conectores e “discourse markers” . Elas podem ser usadas tanto na parte de speaking como na de writing (redação).
Seguem exemplos destas anotações:
Introduções de frases:
– I believe…
– I could not agree more…
– I will go along with that…
– I disagree…
– In my opinion…
– From my point of view…
– As far as I’m concerned…
– I think…
– I feel…
– I don´t think…
Para o integrated:
From the listening part…
From the reading part…
… I can understand that…
… I feel that…
… I think…
… I don´t think…
Veja a seguir uma lista de conectores e “discourse markers” que vão te ajudar nas duas seções da prova:
Para iniciar parágrafos:
> First, second, to summarize, to conclude
Para dar ordem e sequência aos seus pensamentos:
> Then, next
Para adicionar informações:
> Also, moreover, in addition
Para contraste, fornecer uma ideia oposta:
> However, in contrast
Para causas ou resultados:
> So, therefore, consequently
Para dar exemplos:
For example, for instance
Lembre-se: diferentemente das redações de vestibulares brasileiros, em que tais expressões devem ser abolidas, no inglês você pode escrever “na minha opinião” ou “do meu ponto de vista”. Desenvolva sua redação já pensando em inglês e você verá que é mais simples do imagina!
Boa sorte!
_____________________________________________________________________
Ana Virginia Kesselring – Colunista sobre exames pedidos pelas universidades
Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional e tem mais de 15 anos de experiência no ensino de idiomas. É proprietária da Virginia Center School, instituição que, além de oferecer cursos regulares de idiomas, prepara estudantes para provas como TOEFL, IELTS, SAT, ACT, GRE e GMAT. Contato: [email protected]
Leia também:
Curso preparatório para o TOEFL
Guia de preparação para o TOEFL
Anotar suas ideias é fundamental na seção de speaking do TOEFL