Pela primeira vez, o MBA da escola de negócios francesa Insead desbancou o de Harvard e foi considerado o melhor do mundo pelo jornal britânico Financial Times. Em 2015, a Insead ocupou o quarto lugar no ranking, atrás da Harvard Business School; London Business School; Wharton, a escola de negócios da Universidade da Pensilvânia; e Stanford Graduate School of Business.
Esta é a primeira vez também que um MBA com um ano de duração, e não dois, encabeça o ranking. Foram levados em consideração critérios como qualidade do corpo docente, diversidade dos professores e alunos e aumento salarial após três anos do término do curso. No total, 157 escolas de 19 países foram avaliadas.
Na Insead, o estudo mostrou que alunos formados em 2012 estão ganhando cerca de US$ 167 mil por ano, quase o dobro do que ganhavam antes do MBA. Formados em outras escolas também têm salários semelhantes.
O programa da Insead se destaca pelo custo benefício: por ser de apenas um ano, é consideravelmente mais barato do que o de escolas como Harvard e Stanford. A Insead se autodenomia “a escola de negpocios para o mundo” e faz jus a isso: tem campi na França e em Singapura e mais de 90% dos professores e dos alunos são estrangeiros.
Entre os 100 melhores MBAs, de acordo com o Financial Times, 47 são de escolas norte-americanas. Veja a seguir quais são os 10 melhores:
1º. Insead – França/Cingapura
2º. Harvard Business School – EUA
3º. London Business School – Reino Unido
4º. Wharton (Universidade da Pensilvânia) – EUA
5º. Stanford Graduate School of Business – EUA
6º. Columbia Business School – EUA
7º. Haas (Universidade da Califórnia em Berkeley) – EUA
8º. Booth (Universidade de Chicago) – EUA
9º. Sloan (MIT) -EUA
10º. Judge (Universidade de Cambrigde) – Reino Unido
Acesse aqui o ranking completo
Leia também:
O ranking definitivo dos melhores MBAs dos EUA
Jovem conta como é um dia típico de um aluno de MBA nos EUA
Guia online e gratuito sobre MBA no exterior