A Fundação Botín, organização que atua no desenvolvimento social mundial, está com inscrições abertas até o dia 17 de maio para o programa de Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina. O curso de políticas públicas é destinado a universitários de 19 e 23 anos, que tenham concluído mais de 50% do curso de graduação (não importa a área) até o dia 30 de setembro, e que tenham interesse em seguir carreira no setor público.
Durante oito semanas, os estudantes selecionados assistirão a aulas e participarão de palestras e debates sobre as áreas de fundamentação política, jurídica e histórica, economia, filosofia política e serviços públicos. O programa inclui também viagens acadêmicas e culturais na Espanha, além de visitas a empresas e instituições e finalização do curso na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Brasil. Todas as despesas para o curso de políticas públicas (passagens aéreas, traslados e alojamento) estão inclusas.
Como se candidatar ao curso de políticas públicas
Os estudantes interessados devem enviar, através do site da Fundação Botín, uma carta da sua universidade apresentando a candidatura, e um vídeo de um minuto de duração respondendo à pergunta “Quais são os desafios de um servidor público no século 21?”. Além disso, é necessário enviar um formulário de inscrição, com dados pessoais e acadêmicos. Não é obrigatório apresentar comprovante de proficiência em inglês ou espanhol, embora seja recomendável. Confira aqui um documento com perguntas frequentes dos candidatos.
O objetivo da Fundação é desenvolver nos participantes habilidades e competências necessárias para o bom exercício de funções públicas, para que, no futuro, sejam capazes de promover desenvolvimento social, econômico e cultural em seus países. Entre critérios considerados para a escolha dos estudantes, estão trajetória acadêmica e envolvimento com questões públicas e sociais.
Os aprovados para o curso de políticas públicas serão conhecidos no dia 12 de julho e deverão realizar o curso entre os dias 9 de outubro e 29 de novembro.