A organização John S. Knight está com inscrições abertas para seu programa de bolsas de estudo para jornalistas em Stanford, que seleciona anualmente profissionais de diferentes partes do mundo para realizar pesquisas na universidade americana. As inscrições vão até 4 de dezembro.
Cerca de 20 jornalistas e estudiosos de comunicação e mídia serão selecionados para ficar 10 meses (de setembro de 2018 a junho de 2019) na universidade, que está localizada no coração do Vale do Silício. O objetivo é que, durante esse período, eles se debrucem sobre os desafios do jornalismo hoje e “aprendam novas maneiras de pensar e trabalhar”.
“Esperamos que eles cheguem ao programa com mais perguntas do que respostas, e que mudem de rumo com base no que aprenderem ao longo do caminho”, diz a organização em seu site.
Os selecionados terão acesso a toda a infraestrutura da Universidade Stanford e poderão participar de seminários, workshops e aulas. Eles receberão uma ajuda de custo para se manter nos EUA que pode chegar a US$ 75 mil pelos 10 meses de programa. Além disso, também podem receber ajudas de custo para realização de projetos, cobertura de seguro saúde e fundos suplementares para manutenção do cônjuge ou filhos. Entenda aqui os benefícios do programa
Como se candidatar à bolsa para jornalistas em Stanford
Os interessados devem se inscrever pela internet até o dia 4 de dezembro. É preciso ter pelo menos cinco anos de experiência como jornalista para se candidatar. Não é necessário ter graduação na área, porém, não serão aceitas candidaturas de profissionais que atuem com Relações Públicas, no governo ou com comunicação empresarial.
O processo de seleção exige o envio de três cartas de recomendação e de dois ensaios – em um deles é preciso dizer quem você é e como se tornou jornalista; no outro, é necessário dizer em qual desafio do jornalismo atual você quer focar durante o programa e por quê. Saiba mais e faça sua inscrição aqui!
*Foto: Universidade Stanford / Crédito: divulgação