A habilidade de fazer boas anotações é uma das mais importantes para você ser bem-sucedido no TOEFL. Ela é crucial para a parte de Listening e também para as questões do tipo Integrated (no Speaking e no Writing) porque, para responder a essas questões de maneira completa, você precisará se lembrar uma grande quantidade de informações.
O tempo, porém, é muito curto e você não terá uma segunda chance. Por isso, as anotações devem ser simples e objetivas. “Seja objetivo e coloque no papel a primeira resposta que vier à sua cabeça (ou talvez a segunda), mas não divague, pois você não tem tempo a perder”, explica a especialista Ana Virgínia Kesselring.
Nesta hora, estratégias de organização e síntese podem fazer toda a diferença. Por isso, este vídeo-bônus explica justamente como tomar notas de maneira eficiente e organizadas. Deve ficar claro quais são as informações principais e secundárias, como elas se conectam e quais são os exemplos dados por cada um dos personagens do áudio.
Prontos para começar? Então peguem um papel e caneta e comece a anotar!
Este curso foi produzido pelo Estudar Fora, em parceria com a startup de preparação para o TOEFL Edusynch e com o apoio da Bolsista da Fundação Estudar Raquel Nunes. Todo o conteúdo é gratuito e não pode ser copiado e/ou distribuído fora dos canais oficiais do Estudar Fora e da Fundação Estudar.
Obrigado por acompanhar e boa preparação!
Leia também:
Estudantes contam como conquistaram nota excepcional no IELTS
Veja frases para usar nas seções de writing e speaking do TOEFL