Você já deve ter visto que mais de 40 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem para o ingresso de estudantes brasileiros. Mas como funciona todo o processo de admissão? Quais são os custos para estudar lá? E como estudar em Portugal sendo brasileiro?
O Estudar Fora, em parceria com o Guia do Estudante, preparou um vídeo com dois alunos brasileiros, a Fabíola e o Tomás, que estudam na tradicional Universidade de Coimbra.
Veja abaixo o que eles contam sobre como estudar em Portugal através do Enem, os benefícios de estudar em um país com a mesma língua materna e outras informações importantes para quem deseja ter uma experiência acadêmica na terrinha:
O passo a passo de como estudar em Portugal
Quando se trata de graduação, o caminho mais certeiro para os alunos interessados é o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM – como Fabíola e Tom já explicaram. Já os candidatos a mestrado e doutorado (ou “doutoramento”, como dizem os portugueses) passam por um processo diferente. Cabe ao aluno interessado reunir documentos como histórico escolar e cartas de recomendação para fazer a candidatura – nos moldes do que acontece em outras instituições europeias.
Quem pretende fazer um intercâmbio em Portugal encontra o caminho mais fácil através da sua própria universidade de origem. Para esse tipo de programa, cabe à universidade brasileira conveniada selecionar os alunos que são elegíveis ao intercâmbio – de acordo com processos internos.
Já os candidatos a mestrado e doutorado (ou “doutoramento”, como dizem os portugueses) passam por um processo diferente. Cabe ao aluno interessado reunir documentos como histórico escolar e cartas de recomendação para fazer a candidatura – aos moldes do que acontece em outras instituições europeias. “Eles pediram meu histórico escolar, o diploma, uma carta de motivação, e, ainda, que três pessoas me recomendassem”, explica Ramon Bittencourt Mendes, que cursa o Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico na Universidade do Porto.