Continuando nossa série na qual mostramos exemplos de perfis de candidatos que entraram em programas de MBA nas escolas de negócio internacionais de seus sonhos. No post anterior, falamos sobre o perfil do aluno de MBA Empreendedor e como ele conseguiu ser aceito em Wharton. Hoje, vamos à história de um consultor estratégico.*
Perfil: Consultor Estratégico
Idade: 27 anos
GPA (média global da graduação): 7.78 de 10
GMAT: 770 | TOEFL: 117
Outras línguas: Francês e espanhol intermediários.
Infância e educação básica / secundária: Aos 4 anos de idade mudou-se com a família para os Estados Unidos, já que seu pai foi cursar um programa PhD em uma universidade americana. Permaneceram lá por 4 anos, e foi uma experiência marcante, segundo ele, por dois motivos:
- Conviveu em um ambiente diverso: seu amigos mais próximos eram um judeu de Israel e um muçulmano do Egito; e ele cresceu cercado de pessoas pertencentes à comunidade LGBT. Com isso, desenvolveu desde pequeno noções de tolerância e pluralidade.
- Estudou em uma escola “experimental” que valorizava a diversidade, a curiosidade e o questionamento.
De volta ao Brasil, ficou incomodado com a desigualdade social e desde muito cedo se envolveu com projetos voluntários da escola em favelas próximas. Continuou os estudos em escola privada, e foi considerado o melhor entre 250 colegas no primeiro ano do ensino médio.
Ensino superior: Graduação em Economia em Universidade Pública Estadual.
- Estágio de 1 ano em Economia e Ciências Políticas em 2 universidades europeias. Ganhador de bolsa de estudos devido a mérito acadêmico;
- Tese final publicada em um dos maiores journals econômicos do Brasil;
- Ranqueado entre os 10 melhores alunos da turma;
- Engajamento político: fundador de grupo focado no combate à corrupção; liderou marcha de quase 10,000 pessoas há alguns anos em protesto contra gastos públicos em eventos de grandes proporções no país.
Trajetória profissional
– Estágios:
- Instituto de Pesquisa focado em políticas públicas municipais;
- Consultoria Econômica.
– Empresas em que trabalhou antes do MBA:
- Consultoria Global de Estratégia, que serve principalmente grandes empresas em diversos setores. Envolveu-se com projetos na área pública e social. Reconhecido como consultor estratégico top 5-10% da firma;
- Instituição focada no estabelecimento de parcerias público-privadas e na melhoria do âmbito de negócios em grande cidade brasileira.
Experiência internacional:
- Morou fora por 4 anos quando criança;
- Estágio de 1 ano durante faculdade;
- Viagens a trabalho enquanto consultor estratégico, incluindo projeto de 3 meses em outro país, e também a passeio.
Experiência comunitária:
- Fundador de movimento em favor de mais transparência em gastos públicos relacionados a grandes eventos no Brasil;
- Líder de parceria entre consultoria estratégica e organização sem fins lucrativos com objetivo de ajudar empreendedores a estruturar e a dar seguimento a seus negócios;
- Conselheiro em organização criada para profissionalizar a gestão de esportes no Brasil.
Objetivos no pós-MBA imediato:
Venture Capital com foco em negócios de cunho social, ajudando a desenvolver o setor de Impact Investing no Brasil.
Objetivos a longo prazo: Criar um Fundo de Investimento focado na área social.
Justificativa para o MBA: Pausar carreira por um tempo, investindo em aumentar conhecimento em áreas específicas não contempladas em sua formação acadêmica. Trocar experiências com pessoas de perfis diferentes, estudar cases reais e formar network na área de interesse (empreendedorismo social, inovação, investimentos).
Recomendadores: Supervisores diretos em ambas as empresas em que trabalhou antes do MBA.
Como destacar pontos fortes e mitigar pontos fracos
- História pessoal interessante: o fato de ter morado fora desde criança proporcionou visão de mundo única e guiou escolhas inclusive de carreira posteriormente;
- Perfil engajado, com exemplos concretos de envolvimento comunitário através de atividades extracurriculares de alto impacto;
- Excelente aluno: premiado no ensino médio, bem ranqueado na faculdade;
- Carreira de sucesso: considerado top performer nas empresas nas quais trabalhou, demonstrando resultados tangíveis;
- Ambições futuras factíveis: planos pós-MBA em linha com histórico passado e interesses pessoais;
- Métricas excepcionais (GMAT e TOEFL);
- Ponto fraco mitigado: consultores normalmente têm ricas experiências em diversas indústrias e áreas funcionais (ex. finanças, marketing, operações), porém comumente é difícil demonstrar foco e expertise em alguma área específica, que seja evidência da paixão do candidato. Esse ex-cliente foi muito além da sua trajetória profissional e experiência como consultor estratégico ao se apresentar às escolas, mergulhando profundamente em sua história pessoal, valores e aprendizados mais verdadeiros. Ele comunicou sua história como uma grande viagem de aprendizado onde encontrou oportunidades para contribuir significativamente com sua comunidade, de forma curricular (ex. no trabalho) e extracurricular (ex. em voluntariados e clubes estudantis).
Onde foi aceito?
Stanford Graduate School of Business
Trecho de um de seus essays:
“January 1971: a 42-year-old is tortured to death in the chambers of the Brazilian Armed Forces, just a few years after the military coup d’état that took over the country and installed a long lasting dictatorship. As a former Parliament member, my grandfather was arrested, tortured and killed for his pro-democracy engagement. This became an emblematic case of resistance against tyranny in Brazil´s history, and as a consequence of his murder, values such as purpose and drive to positively impact our society became a solid foundation of my family´s personality. Unsurprisingly, I grew up to see my identity through these values as well. Today, the will to impact my country by promoting freedom and social justice is what matters most to me.”
*Os perfis descritos nesta série são apenas exemplos e, apesar de reais, não cobrem a diversidade de candidatos que alcançam sucesso no processo seletivo. Não há um perfil “padrão” ou uma receita de bolo a ser seguida para ser aprovado; ao avaliar suas chances em um programa top deve-se considerar o seu perfil específico, salientando pontos fortes, compensando pontos fracos, contando sua história de maneira genuína e impactante e deixando suas ambições de carreira claras e bem fundamentadas.
Sobre os Autores
Daiana Stolf é cientista por formação e escritora e coach por paixão. De mestre pela Universidade de Toronto (Canadá) a aluna de Gestão Estratégica na Universidade de Harvard (EUA), passando por cientista-doutoranda da EPFL (Suíça), em 2011 descobriu o prazer de guiar brasileiros curiosos e determinados a expandir seus horizontes através de cursos de pós-graduação nas melhores universidades do mundo. Ela é co-fundadora da TopMBA Coaching.
Alex Anton é MBA pela Harvard Business School e adora ajudar outros brasucas a realizarem o sonho de estudar nas melhores escolas do mundo. Apaixonado por viajar e por conhecer o mundo, já morou e trabalhou no Canadá, Alemanha, Suíça, Indonésia, Estados Unidos e China. É co-fundador da TopMBA Coaching e entusiasta da meditação, fotografia e corrida.