O programa surgiu como forma de fazer com que jovens da América Latina aprendessem sobre cidadania e sobre como desenvolver projetos com impacto social. Organizado e facilitado por jovens de cinco países diferentes, incluindo o Brasil, o Empoderando a Latinoamérica reúne os participantes para 25 dias de curso no México. As inscrições estão abertas até 6 de agosto!
Durante o período, são realizadas oficinas e palestras voltadas para gestão de projetos sociais e formas de atuação cidadã – seja em projetos que visem falar de política, seja naqueles ligados à educação. Cada um dos selecionados para o curso também faz apresentações sobre os temas abordados nos “talleres”.
Para participar, é necessário ter entre 16 e 24 anos, ser de algum país latino-americano e já ter se engajado em projetos sociais. O processo de seleção exige uma ficha de cadastro, com informações pessoais básicas, e essays com temas específicos. O primeiro texto, por exemplo, deve tomar como base uma notícia para discutir problemas sociais. Há ainda questões sobre a atuação do candidato em projetos e quais os impactos causados. As inscrições seguem abertas até 6 de agosto.
Depois dessa primeira etapa, os pré-selecionados passam por entrevistas no começo do mês de agosto. A partir daí, são escolhidos os 35 jovens que farão o curso, que vai de 3 a 28 de janeiro de 2018.
Custos do Empoderando a Latinoamérica
As despesas com comida, hospedagem, materiais do curso, transporte local e seguro saúde saem por 360 dólares para cada participante. Além disso, deve-se arcar com os custos de viagem até o México, já que as atividades são presenciais.
Entretanto, é possível solicitar uma bolsa de estudos para o programa, que cobrem os 360 dólares. Para quem não consegue arcar com as passagens aéreas, é possível entrar em contato com o comitê organizador, que analisa quais são as possibilidades de apoio financeiro caso a caso.
Confira mais informações no site do Empoderando a Latinoamerica.