Uma educação formal para quem quer se tornar… uma estrela do Instagram. Na China, ela existe. A Yiwu Industrial and Commercial College (YWICC), uma instituição de ensino nos arredores de Xangai, oferece um curso para Digital Influencers que promete ensinar “tudo o que é necessário para a fama online”.
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As aulas incluem maquiagem, desfile de passarela e performances de dança. Além disso, há “disciplinas básicas”, como “Cultivo Estético” e “Sensibilidade Fashion”. E, como não apenas de posts vivem digital influencers, também há módulos de “Relações Públicas” e processamento de imagens.
A turma, pioneira, possui 33 estudantes, na sua maioria mulheres. São três anos de curso para conquistar o diploma em “Modelling and Etiquette” (o nome oficial do curso). Por enquanto, porém, as aulas são oferecidas apenas em chinês.
Curso para Digital Influencers – ao estilo oriental
O estilo dos influenciadores digitais na China, porém, pode exigir habilidades um pouco diferentes dos brasileiros. Lá, as celebridades da internet, conhecidas como Wang Hong, realizam transmissões ao vivo em que filmam de tudo – das suas compras mais recentes a uma sessão de perguntas e respostas. Durante o live, os fãs podem enviar presentes virtuais que valem dinheiro: por exemplo, um carrinho virtual enviado por um fã pode ser convertido em 20 dólares em dinheiro, sendo que parte deste valor vai para a plataforma de live-streaming.
Este é o principal recurso para os influencers que estão em início de carreira. Quem já possui um público fiel também pode monetizar seus vídeos do jeito tradicional, através de publicidade e posts patrocinados. Com isso, chegam a ganhar até 46 milhões de dólares por ano.