O principal objetivo dos brasileiros que buscam uma experiência internacional é desenvolver a proficiência em um idioma estrangeiro. De acordo com a Pesquisa Selo Belta 2017, divulgada ontem pela Associação das Agências de Intercâmbio (Belta), cursos de idioma correspondem a quase 40% dos programas comercializados no ano de 2017.
Considerando todos os programas, 88% dos entrevistados declararam buscar por educação ou formação em língua inglesa. Em contraste, apenas 6% dos estudantes escolheram o segundo idioma da lista, o espanhol.
Este resultado é corroborado pelos principais países procurados para intercâmbio – todos de língua inglesa. Canadá ficou em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, seguido de Estados Unidos, Austrália, Irlanda e Reino Unido. No total, 40 países foram citados pelas agências consultadas.
Embora os cursos de idiomas continuem sendo o produto mais vendido pelas agências, cresceu a relevância de cursos de idiomas com trabalho temporário, que subiu da 4ª para a 2ª colocação. Cursos de graduação ou pós-graduação ficaram em 10º e 12º lugar, respectivamente.
De acordo com as estimativas da pesquisa, o setor movimentou 2,2 bilhões de dólares em 2016, com um investimento médio de 8 mil dólares por cliente.
Sobre a Pesquisa Selo Belta 2017
Para a Pesquisa Selo Belta 2017 foram coletados dados e informações com agências de intercâmbio e brasileiros que já realizaram ou pretendem realizar algum curso ou programa educacional no exterior. Os resultados foram apresentados em um evento comemorativo dos 25 anos da Belta.
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