Estão abertas até 18 de novembro as inscrições para o Reach Cambridge, uma competição de essays para alunos do ensino médio promovida pela Universidade de Cambridge. O programa levará dois estudantes que tenham de 15 a 17 anos para um curso de verão em Cambridge.
Atenção: candidatos de escolas particulares só serão considerados se a carta de recomendação confirmar que frequentam a escola com uma bolsa de estudos.
Serão concedidas bolsas integrais e parciais aos estudantes. O prêmio integral cobre as taxas do curso de verão em Cambridge, além de hospedagem, materiais do curso escolhido, passeios culturais e meia-pensão. As bolsas parciais, por sua vez, cobrem 50% desses valores. Despesas como passagens aéreas ficam a cargo do participante.
Como se candidatar às bolsas para curso de verão em Cambridge
Para se candidatar, é necessário escrever uma redação sobre algum dos seguintes temas:
- In a rapidly changing world, what role can young people play in shaping the future, and what actions can they take to address the most pressing global challenges?
- How has technology transformed the way we communicate and connect with others? (Hint: Discuss both the positive and negative implications of this transformation)
- What should be the main goal of education: preparing students for jobs, encouraging critical thinking and creativity, or developing good citizens? (Hint: Discuss how schools can balance these goals and why it is important)
- Can absolute freedom exist without boundaries? Discuss the philosophical implications of the balance between personal liberty and societal responsibility, drawing from historical, ethical, and contemporary perspectives.
- In a world filled with constant information and digital distractions, how can young people cultivate critical thinking skills and media literacy to navigate today’s complex information landscape?
O texto deve ser redigido em inglês e deve ter, no máximo, 750 palavras.
O aluno também precisa encaminhar uma carta de recomendação de um professor, e preencher informações básicas sobre a escola onde estuda, além de histórico de notas. Também é necessário gravar um vídeo de até três minutos para servir como carta de motivação ou personal statement. Nele, o candidato deve falar sobre si mesmo, explicar por que deveria ser escolhido para a bolsa e mostrar como ser selecionado poderia afetar positivamente sua vida.
Estudantes selecionados para a segunda fase do processo serão notificados no começo de dezembro; nessa segunda fase, os alunos serão entrevistados online. Todo o processo de seleção para o curso de verão em Cambridge é feito pelo site do programa, e as inscrições vão até 18 de novembro.
Entre os cursos de verão ministrados em Cambridge, estão temáticas que vão de literatura até a área STEM. Para conhecer quais matérias são oferecidas, basta conferir os programas disponíveis.
Sobre a Universidade de Cambridge
A Universidade de Cambridge é a segunda mais antiga em língua inglesa do mundo, fundada em 1209, atrás apenas da Universidade de Oxford. Hoje, a instituição tem mais de 18 mil alunos, sendo cerca de 11.800 na graduação e outros 7 mil na pós, incluindo 1.300 estudantes internacionais, que vêm de 65 países.
A universidade tem 92 ganhadores do prêmio Nobel entre seus ex-alunos, professores e pesquisadores, e é conhecida por ter abrigado os maiores pensadores da história. Ao longo de 800 anos, alguns estudiosos que passaram por lá causaram verdadeiras revoluções na ciência, como Isaac Newton, Charles Darwin e Alan Turing.