Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas Master Minds, que apoia estudantes para fazerem mestrado na Bélgica. Criada com o objetivo de promover a região de Flanders e Bruxelas como destinos, a iniciativa tem prazos variados de inscrição, de acordo com a universidade.
A estimativa do programa é receber entre 30 e 40 estudantes internacionais, na edição de 2018/2019, para cursos em instituições como a Universidade de Leuven e a Universidade da Antuérpia. Vale lembrar que os prazos para candidatura a programas de mestrado variam, de fevereiro a março, e devem ser averiguados com a universidade de interesse.
Como se candidatar ao mestrado na Bélgica
Para se inscrever, é necessário realizar a candidatura à universidade belga, de acordo com o procedimento e com os prazos estabelecidos pela entidade. A partir daí, com a aprovação no programa de mestrado na Bélgica, cabe à instituição de ensino selecionar o estudante para o Master Minds.
Leia mais: Já pensou em estudar em Bruxelas? Brasileiro conta sua experiência!
Uma vez selecionado pela universidade, o candidato recebe uma notificação do sistema e deve submeter documentos adicionais. Entre os requisitos, estão histórico escolar, comprovante de proficiência em inglês, carta de motivação e duas cartas de recomendação.
Leia mais: “Não é preciso ter uma trajetória linear”, diz bolsista de doutorado na Bélgica
A partir de tais documentos, um comitê junta-se ao Ministério da Educação Flamengo para decidir quais alunos serão contemplados pela bolsa de mestrado na Bélgica.
Como benefício, o programa Master Minds oferece apoio financeiro de 8 mil euros para o ano letivo.
Para saber detalhes sobre o programa de mestrado na Bélgica, basta acessar o site Study in Flanders. Estão disponíveis não só o edital completo como também a lista de universidades participantes e os termos gerais da bolsa.