Estão abertas até o dia 23 de maio as inscrições para o Green Talents, uma competição promovida pelo governo da Alemanha, que visa reconhecer as melhores ideias e inovações “verdes”. Os vencedores da competição receberão diversos prêmios – entre eles, todas as despesas pagas para a participação no Science Forum 2018, que acontecerá em outubro.
Lançado em 2009, o Green Talents já foi concedido a pesquisadores de quase 50 países diferentes e, neste ano, selecionará 25 jovens do mundo todo.
Quais os benefícios
Durante duas semanas, os pesquisadores selecionados passarão por diversas instituições e empresas do país, tendo acesso ao que há de mais novo em pesquisa sobre sustentabilidade. E terão todas as despesas pagas, incluindo passagens áreas, refeições e alojamento durante as semanas de evento.
Além disso, receberão apoio financeiro para retornar à Alemanha em 2019 e conduzir sua pesquisa. O montante não foi divulgado, mas segundo a organização, é suficiente para os gastos pessoais do pesquisador por três meses.
Como parte dos selecionados para o Green Talents, os pesquisadores também terão acesso a uma rede de jovens cientistas e profissionais dedicados ao desenvolvimento sustentável.
Como se candidatar ao Green Talents
Para concorrer, é preciso falar inglês e estar cursando ou já ter se formado no mestrado ou doutorado (há, no máximo, três anos). Não há restrições em relação à área atual de estudo, contanto que o estudante dedique-se a temas ligados ao desenvolvimento sustentável. Também é necessário comprovar boas notas, com um desempenho acadêmico acima da média.
O processo seletivo inclui preenchimento de fichas com informações sobre sua trajetória profissional e acadêmica e o envio de documentos que comprovem proficiência em inglês (IELTS, TOEFL ou certificados de escolas), cartas de recomendação e cartas de motivação, explicando por que deseja participar do Green Talents. Saiba mais e faça sua inscrição aqui
Veja aqui respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Green Talents.
* Foto: Participantes na Edição de 2016 / Crédito: Divulgação