A Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-graduação (AIUP) abriu as inscrições para bolsas de doutorado na Espanha. O objetivo do programa é selecionar candidatos das áreas de Biociências, Biomedicina e Ciências Alimentares. Os selecionados embarcam para fazer o curso completo – ou parte dele – na Universidade de Córdoba.
Para concorrer ao apoio financeiro, é necessário submeter uma candidatura até o dia 5 de setembro.
Como se inscrever para bolsas de doutorado na Espanha
Primeiro, é necessário verificar os requisitos estabelecidos pela AIUP para o programa de PhD. O aluno deve, por exemplo, já ter completado o mestrado e ter se formado (ou estar matriculado ainda) em uma universidade vinculada à associação.
Como parte da inscrição, é necessário submeter uma série de documentos para o e-mail [email protected]. Entre eles, estão formulário padrão, histórico acadêmico, diplomas e currículo. Por fim, é preciso enviar uma carta de referência da universidade à qual o estudante está ou esteve vinculado.
Os interessados em fazer o doutorado na Espanha também podem verificar a lista de linhas de pesquisa no edital.
Quais são os benefícios
Depois de passar pelo crivo da AIUP, os escolhidos embarcam, inicialmente, para um curso introdutório na Colômbia. Trata-se da formação em “Complementos Formativos para pesquisa”, ministrada na Universidad Santiago de Cali. Nesse caso, os participantes recebem um auxílio equivalente a mil euros para arcar com os custos.
Já durante o período de doutorado na Espanha, o pacote de benefícios muda. Os estudantes recebem isenção das anuidades da Universidade de Córdoba, bem como apoio financeiro no valor de 9 mil euros.
Para se inscrever, basta acessar o site do programa.