Todos os anos, a Yenching Academy, que faz parte da Universidade de Pequim, abre inscrições para o Social Innovation Forum. A conferência na China acontece em dezembro e reúne jovens para discutir objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Durante três dias, os participantes debatem soluções possíveis para problemas que acometem a China e o mundo todo. Para se inscrever, é necessário submeter uma application até 10 de setembro.
Nessa edição, o tema será “Smarter Living: Cities, Jobs and Health for the Future“. Cada participante precisa propor uma solução possível para um dos objetivos das Nações Unidas.
Como se candidatar à conferência na China
Há alguns requisitos estabelecidos pela Yenching Academy. Primeiro, é necessário ter entre 18 e 30 anos de idade e já apresentar algum interesse nos objetivos da ONU. A partir daí, cada candidato deve encaminhar sua sugestão de “solução”.
Por fim, para participar do processo seletivo, cada interessado deve enviar sua proposta, em qualquer estágio de desenvolvimento. Ou seja, podem ser formatos diversos (de startups a campanhas), que estejam em elaboração ou já coletando fundos. Esse filtro inicial é importante, porque a conferência na China terá uma parte focada em pitches. Nessa etapa, os jovens recebem feedback de profissionais mais experientes e especialistas em cada área.
O formulário de inscrição detalha a estrutura da proposta e permite que o candidato explique melhor as formas como implementaria sua ideia. Nele, também é possível adicionar informações extras, como resultados em testes de proficiência (como o TOEFL) e upload de currículo em inglês.
Quais os benefícios
Os escolhidos pela Yenching Academy embarcam para a conferência na China com tudo pago. Gastos com passagens aéreas, acomodação e alimentação, portanto, ficam a cargo da Universidade de Pequim. Para saber mais sobre a iniciativa e as edições passadas do evento, basta acessar o site do fórum.