Estão abertas as candidaturas para o programa “EUROPUBHEALTH” de mestrado em saúde pública na Europa, promovido pela Comissão Europeia. As inscrições para as bolsas de excelência disponíveis (cuja quantidade ainda não foi informada) podem ser realizadas até 11 de janeiro, pelo site.
Como funciona o Europubhealth
O programa, que segue o modelo de outros mestrados Erasmus, pode ser realizado em 8 renomadas universidades da Europa, de diferentes, e em até 3 línguas (confira a lista de instituições participantes aqui). Com duração de dois anos e focado em saúde pública, o estudante terá a possibilidade de estudar em pelo menos duas das oito instituições de ensino parceiras do programa.
O primeiro ano pode ser realizado na Universidade de Sheffield, no Reino Unido, na Escola Andalusiana de Saúde Pública em Granada, na Espanha, na Universidade de Liege, na Bélgica, ou no University College Dublin, na Irlanda. No segundo ano, o estudante deverá escolher entre seis especializações na Polônia, França, Holanda ou Espanha. A lista completa dos cursos em cada instituição pode ser encontrada aqui.
Para o ano letivo 2023-2025, serão distribuídas bolsas de excelência no valor de, no máximo, 46 mil euros pelos dois anos, além de bolsas adicionais especialmente destinadas aos melhores alunos de algumas regiões prioritárias – incluindo América Latina.
Esse valor cobre os custos de participação no programa, até 3 mil euros em passagens aéreas por ano, um auxílio-instalação de mil euros, e uma mesada de mil euros para ajudar com o custo de vida.
Como se inscrever para o mestrado em saúde pública na Europa
Podem concorrer candidatos que comprovem proficiência em inglês, espanhol e/ou francês, com diploma de graduação nas áreas de ciências médicas ou de saúde, ciências sociais ou engenharia. A candidatura às bolsas é feita de forma simultânea à candidatura ao programa.
Entre os documentos exigidos para candidatura, estão os seguintes:
- Cópia do passaporte;
- CV no modelo Europass;
- Carta de motivação (em inglês, com no máximo 600 palavras);
- Cópia do diploma (em inglês);
- Histórico acadêmico (em inglês);
- Certificado de proficiência em línguas estrangeiras (de acordo com as universidades escolhidas; veja aqui mais informações);
- Duas cartas de recomendação;
- Comprovante de residência;
De posse desses documentos, a inscrição para o EUROPUBHEALTH pode ser feita por meio deste link, clicando na opção “…for students from a partner country”. Confira aqui mais informações sobre o procedimento. As inscrições vão até 11 de janeiro.
Sobre o Erasmus
O Erasmus+ é um programa de cooperação internacional, criado em 2004 e financiado pela Comissão Europeia, que permite a mobilidade de alunos que estejam no ensino superior. Graças a bolsas de estudo, alunos e pesquisadores de todo o mundo podem realizar um intercâmbio ou mesmo ter sua formação completa em algumas das melhores universidades europeias.