Se você deseja estudar no exterior, uma etapa muito importante para conquistar uma vaga disputada nas universidades ou para um bolsa de estudo é a apresentação de sua experiência acadêmica e profissional.
No segundo episódio da websérie “O que você precisa fazer para estudar fora?”, parceria entre o site EXAME e o Estudar Fora, a apresentadora Flora Damin tira todas as dúvidas sobre o histórico escolar e o currículo.
Para se candidatar, os institutos de ensino podem pedir um desses ou os dois para comprovar as experiências e o perfil de seus possíveis futuros alunos.
Aqui, vale muito do que já é regra no mercado de trabalho e na procura por emprego: mostrar para o selecionador o que é mais relevante sobre sua experiência.
“O currículo visa muito mostrar suas experiências profissionais e extracurriculares. Em muitos dos sites das universidades, isso é feito em formato de formulário, então você não precisa se preocupar com formatação”, conta Flora.
O foco deve ser em escrever conquistas, não esquecendo informações sobre sua formação, prêmios e reconhecimentos, atividades extracurriculares, lugares e funções pelas quais já passou e habilidades técnicas. Sempre lembrando da relevância para a universidade, área e curso que você escolheu estudar.
E tome cuidado: do mesmo jeito que ocorre na seleção para uma vaga de emprego, erros de gramática são mal vistos pelos selecionadores.
Segundo Flora, caso o currículo não seja entregue por meio de formulário, passam a valer as boas práticas para a composição do documento entregue a recrutadores. Para saber mais sobre o modelo tradicional e suas formatação, veja o infográfico sobre o currículo perfeito, os 12 modelos para download gratuito e as tendências para o documento.
Assista ao vídeo para um guia completo sobre o histórico e currículo:
O primeiro episódio da websérie abordou o passo mais importante na hora de planejar os estudos fora do país: o dinheiro. Confira o vídeo para entender tudo sobre bolsas de estudo e outras formas de financiar o curso.