Se você pensa em fazer mestrado na Europa e já quer se programar com antecedência, fique ligado. O site educations.com está oferecendo a Study a Master’s in Europe Scholarship, uma bolsa de mestrado na Europa no valor de €5.000 (cerca de R$ 30.300) para cursos que se iniciam no segundo semestre de 2020. As inscrições vão até 17 de agosto de 2020.
O valor pode ser usado pelo bolsista para cobrir os custos de tuition de qualquer curso de mestrado de sua escolha na Europa. Como o valor é pago diretamente à universidade, ele não pode ser usado para outros fins. No entanto, a bolsa não tem cláusula de exclusividade: ou seja, você pode se candidatar a outra bolsa de mestrado na Europa para ajudar a custear seus estudos, se quiser.
Leia também: Mestrado na Europa: Saiba como funciona e quanto custa para brasileiros
Candidatura
Para se candidatar, é necessário já ter se candidatado a um ou mais programas de mestrado na Europa com início no segundo semestre de 2020. Como os programs de mestrado exigem diploma da graduação e proficiência em inglês (ou outra língua), isso também é necessário para se candidatar à bolsa de mestrado na Europa. Quem estiver cursando um mestrado na Europa atualmente também pode se candidatar.
A candidatura pode ser feita por meio deste link. O processo inclui um formulário que precisa ser preenchido com informações sobre o candidato e um essay. Esse essay tem como tema a seguinte pergunta: “Por que você escolheu esse país específico para estudar fora, e como ele poderá te ajudar como um líder de mentalidade global?”, e deve ter de 500 a 700 palavras. Ele, assim como toda a candidatura, deve ser feito em inglês.
Leia também: Quer fazer mestrado na Europa? Veja 4 dicas essenciais para preparar sua candidatura
As inscrições vão até o dia 17 de agosto de 2020, e os finalistas para a bolsa serão anunciados a partir de 19 de outubro de 2020. Nesse momento, será necessário enviar cópias da carta de aceite no programa de mestrado, do histórico acadêmico da graduação e das páginas de identificação do passaporte.
Embora esses documentos não sejam exigidos na candidatura, os finalistas terão apenas 7 dias para enviá-los após serem anunciados. Por isso, é bom tê-los em mão! O bolsista selecionado será anunciado a partir de 16 de novembro 2020.