O Serviço alemão de intercâmbio (DAAD) está recebendo inscrições para bolsas de mestrado em planejamento urbano na Alemanha. As bolsas são para o programa de M.Sc. em “Regional Development Planning and Management” ministrado pela escola de planejamento espacial (SPRING) da TU Dortmund. As inscrições vão até 1 de outubro.
O curso é ministrado em inglês, e mesmo quem não fala alemão pode se candidatar à bolsa. Com duração de quatro semestres (dois anos), ele é realizado, no primeiro ano, na Alemanha. Já no segundo ano, o estudante pode escolher uma das universidades parceiras para realizar o restante do curso. Há opções de instituições na Tanzânia, Gana, Filipinas e Chile. Na página da bolsa é possível ver mais detalhes sobre elas.
Os bolsistas selecionados receberão um valor mensal de €850 (cerca de R$) por mês para se manter durante a duração do curso. A bolsa também inclui seguro-saúde e passagem aérea de ida e volta para o Brasil.
Como se candidatar
Para se candidatar às bolsas de mestrado em planejamento urbano na Alemanha oferecidas pelo DAAD, é necessário já ter concluído a graduação em arquitetura, planejamento urbano ou ramos semelhantes. Também é preciso comprovar ao menos dois anos de experiência de trabalho e proficiência em inglês (com nota de pelo menos 6.0 no IELTS ou 550 no TOEFL paper-based, 213 no computer-based ou 80 no internet-based).
O processo de candidatura exige os seguintes documentos:
- CV no modelo Europass
- Diploma da graduação e histórico acadêmico (traduzidos e apostilados)
- Comprovante de proficiência em inglês
- Comprovação de experiência de trabalho (pode ser uma carta de empregadores)
- Formulário de candidatura do DAAD preenchido
- Formulário de candidatura da SPRING preenchido
- Carta de motivação
- Duas cartas de recomendação (uma de um professor da faculdade, outra de um contato profissional
- Cópia do passaporte
Todos esses documentos devem ser enviado pelo correio para o endereço abaixo:
TU Dortmund
Referat Internationales
Emil-Figge-Straße 61
44227 Dortmund
Germany
Os documentos devem ser recebidos pelo DAAD até o dia 1 de outubro.