Se você faz universidade e pensa em estudar fora, provavelmente já ouviu falar da AIESEC. A organização oferece uma série de oportunidades de intercâmbio para diversos destinos, a preços bem atraentes, para estudantes universitários. Aqui no Estudar Fora mesmo, já tivemos depoimentos de estudantes que viajaram com a organização para destinos como Ucrânia, México e Colômbia. Mas quais são os destinos mais procurados por brasileiros na AIESEC?
Após uma solicitação nossa, a organização ofereceu um levantamento dos principais destinos escolhidos pelos brasileiros que procuram seus escritórios para fazer intercâmbio. Como cada programa oferecido pela organização tem destinos diferentes, o levantamento foi feito de acordo com cada programa.
Programas oferecidos pela AIESEC
A AIESEC oferece três opções de programas de intercâmbio, chamados “Empreendedor Global“, “Talento Global” e “Voluntário Global“. O primeiro deles oferece uma imersão de 6 a 12 semanas em startups de outros países. O segundo, “Talento Global”, coloca o jovens por 3 a 12 meses em experiências de trabalho em empresas mais tradicionais. Finalmente, o último deles, como o nome indica, é dedicado a experiências de trabalho voluntário e social em ONGs, escolas ou fundações.
Por terem focos e objetivos distintos, cada programa oferece destinos diferentes. Mesmo assim, em cada programa, há destinos mais populares. E o levantamento que a AIESEC fez leva em consideração cada um desses programas. Ele informa também o número de brasileiros que viajou para cada um desses destinos, de janeiro a setembro de 2019.
É importante notar que os destinos são oferecidos pela AIESEC em parceria com organizações locais. Por isso, a oferta de oportunidades fica condicionada à existência dessas parcerias, o que acaba fazendo com que alguns destinos se destaquem. Confira:
Destinos mais procurados por brasileiros na AIESEC
Voluntário global:
- Peru (585);
- Argentina (472);
- Colômbia (362);
- México (204);
- Portugal (100).
Talento global:
- Canadá (43);
- Alemanha (35);
- Hungria (35);
- Índia (32);
- Turquia (27).
Empreendedor global:
- Egito (214);
- Ucrânia (36);
- Argentina (26).
- Turquia (número não informado).
Segundo a organização, o Volutnário Global tem muito mais participantes por ser seu programa mais antigo e não ter requisitos. Já no caso do Empreendedor Global, o Egito é um destino que oferece mais variedade de projetos (e, por isso, mais vagas).