Por Renan Ferreirinha, calouro de Harvard
Uma das coisas mais bacanas em estudar em uma universidade americana é a enorme quantidade de aulas disponíveis para undergradutes e, até certo ponto, a possibilidade de ser arquiteto da sua própria educação. Digo isso, pois você é o responsável por montar sua grade de aulas. É claro que para sair com o diploma de algum curso é necessário pegar algumas aulas obrigatórias, mas se você vai fazer a aula A ou B no primeiro, no segundo ou no último semestre, isso normalmente depende de você.
Em Harvard, a divisão de aulas é algo bem interessante. É recomendável pegar 4 aulas por semestre, assim no final de 4 anos cada aluno faz 32 aulas (para o pessoal “anti-math”: 8×4=32 :D). Geralmente, dessas 32 aulas, 14 são para seu major, 8 compõe o General Education ou para os íntimos Gen Ed (conjunto de aulas obrigatórias para todo os alunos) e o resto é eletivo, podendo compor um Secondary Field (mesma coisa que minor), uma língua ou aulas avulsas mesmo.
Devido a esse mar de opções, Harvard e outras universidades tem um tal de Shopping week, que existe para ajudar os estudantes a escolher seus aulas para cada semestre. No vídeo dessa semana vou falar sobre minha shopping week e quais aulas escolhi no final. Enjoy!
_______________________________________________________________
Renan Ferreirinha é colunista do I wanna be a freshman
Sou ex-aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Sou cavalariano. Sou flamenguista roxo. Mas não só isso. Sou um potencial economista e cientista político. Sou professor de inglês no projeto Somar. Sou de São Gonçalo (que não é um bairro de Niterói, muito menos fica na Baixada Fluminense). Sou apaixonado por educação e empreendedorismo. Sou freshman em Harvard. E agora, sou escritor do Estudar Fora e responsável pela coluna I wanna be a freshman (tradução de “Eu quero ser um calouro”).