No Brasil, as Pontifícias Universidades Católicas, ou PUCs, têm reconhecida tradição acadêmica. Não é diferente quando pensamos em instituições do tipo que são referência na América do Sul, como as PUCs do Chile e da Argentina. As universidades católicas, no entanto, têm características específicas para serem regidas pela Igreja. Uma delas, inclusive, está localizada no próprio Vaticano e é uma referência internacional em estudos teológicos. A seguir, falaremos sobre o sistema de ensino superior da Igreja Católica!
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
O que são as universidades pontifícias
Algumas instituições de ensino superior católicas romanas, bem como as eclesiásticas recebem o título honorífico de “pontifícia universidade” quando são reconhecidas diretamente pela Santa Sé. Tal reconhecimento, é regido pelo Código de Direito Canônico, dentro da constituição apostólica comandada pelo Papa.
Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas
Em geral, os graus acadêmicos que uma universidade pontifícia pode conceder são em teologia sagrada, direito canônico e filosofia. Na prática, porém, estas instituições também oferecem formações em outros campos de estudo.
Em 2003, a Santa Sé aderiu à Declaração de Bolonha, um processo de mobilidade internacional com critérios para reconhecer os estudos acadêmicos entre os membros do tratado.
Histórica da Pontifícia Universidade Lateranense
Existe uma série de universidades eclesiásticas ao redor do mundo, mas uma delas está ligada de maneira especial à Santa Sé: a Pontifícia Universidade Lateranense (PUL). A instituição católica está localizada na cidade-estado do Vaticano, em Roma, na Itália. Com cerca de 5 mil estudantes vindos de várias partes do mundo, a história da Pontifícia Universidade Lateranense começou em 1773, quando o Papa Clemente XIV confiou as Faculdades de Teologia e Filosofia do Colégio Romano ao clero de Roma. A estreita relação com o Sumo Pontífice foi enfatizada pelo Papa João Paulo II que, em um discurso em 1980, durante uma Aula Magna, afirmou que a PUL estabeleceu-se como “a Universidade do Papa”.
Faculdades e Institutos da PUL
A universidade do Vaticano é composta pelo Instituto Superior de Teologia Moral, Instituto Patrístico Augustinianum e o Instituto de Teologia da Vida Consagrada. Os três funcionam como centros especiais de pesquisa, a fim de cultivar e promover a formação teológica especializada, desenvolver pesquisas científicas e iniciar os alunos para o ensino conforme o magistério da Igreja Católica.
# Teologia
A faculdade de Teologia (ligada ao Instituto da Vida Consagrada) tem como principal tarefa introduzir seminaristas, sacerdotes, religiosos em geral e leigos a um conhecimento ligados à fé cristã. Estrutura-se em três ciclos: o primeiro, de cinco anos, que confere grau de bacharelado; o segundo, de dois anos, com licenciatura e o terceiro, com mais dois anos, para o doutorado. Este modelo de períodos de ensino é seguido pelas demais faculdades da universidade do Vaticano. Uma curiosidade é que, desde 2010, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) mantém um convênio inédito com a PUL, que permite aos estudantes do curso de Teologia da instituição brasileira realizem dupla titulação com a italiana durante a graduação.
# Filosofia
A faculdade de Filosofia da PUL é especialmente voltada a alunos que se dedicam aos estudos filosóficos com o objetivo de ter uma formação integral de base teológica. O curso se propõe a fazer um paralelo comparação entre pensamento humanístico-religoso e tradição, e entre pensamento e tradição científica.
# Direito
A PUL tem uma estrutura acadêmica composta pelas faculdades de Direito Canônico e Direito Civil, cuja oferta de disciplinas aprofunda as relações entre o sistema jurídico da Igreja e das sociedades civis. Segundo a descrição do programa de Direito Civil, as matérias apresentam “uma chave comparativa e internacional, além de elementos introdutórios da teologia, valorizando assim os fundamentos éticos e conceitos técnicos do direito em uma chave de interpretação que supera os limites inerentes ao estudo do sistema jurídico de um único estado.
# Ciências da Paz
O Ciclo de Estudos em Ciências da Paz na PUL está divivido nas áreas de Antropologia, Direito, Ciências Sociais e Cooperação para o Desenvolvimento. A ideia é formar profissionais capazes de gerenciar processos sociais, culturais, políticos, econômicos, jurídicos e educacionais pelo chamado “método da paz”. Em outras palavras, trata-se de oferecer um arcabouço teórico importante para que o aluno adquira competências para atuar em mediação de conflitos. Estudos sobre o Terceiro Setor também estão inclusos neste departamento da Universidade Lateranense.
# Meio Ambiente
O objetivo do Ciclo de Estudos em Ecologia e Ambiente é formar “gestores de sustentabilidade”, entendendo a gestão não apenas no contexto empresarial, mas em um amplo aspecto sobre o que significa gerenciar crises ecológicas, inclusive climáticas. A atividade científica deste departamento tem disciplinas nos campos ecológico-ambiental, jurídico, econômico-social e ético-filosófico, em uma abordagem interdisciplinar.
Pontifícia Universidade Gregoriana
Também com sede em Roma, mas na Piazza dela Pilotta, a Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG) é especializada em ciências humanas, principalmente em estudos teológicos e filosóficos. A instituição é sucessora do Colégio Romano, fundado em 1551 por Santo Inácio de Loyola, criador da Companhia de Jesus (jesuítas). A PUG tem alunos e docentes vindos de 120 países, com ambiente multicultural composto por seis faculdades (Teologia, Direito Canônico, Filosofia, História e Bens Culturais da Igreja, Missiologia e Ciências Sociais), dois institutos e seis centros especializados.
Universidades Pontifícias da América do Sul
Como já dissemos, o Brasil tem pontifícias universidades importantes, distribuídas por vários estados, como a PUC-Rio, PUC-RS, PUC-SP, PUC-PR e PUC Minas. Já nos países vizinhos, a Pontifícia Universidade Católica do Chile e da Argentina se destacam entre as mais renomadas da América Latina.
A faculdade católica chilena, privada, vem desafiando desde 2014 a USP entre as melhores instituições latino-americanas. E isso principalmente devido a um investimento maior em pesquisa acadêmica, incluindo parceria com instituições estrangeiras para publicações de artigos.
Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior
As primeiras faculdades criadas na PUC do Chile foram de Direito, Ciências Físicas e Matemática. Mais tarde, foi a vez da tradicional Escola de Letras e, entre 1920 e 1953, mais seis faculdades foram inauguradas (Arquitetura, Comércio, Filosofia, Ciências da Educação, Medicina, Tecnologia e Teologia), além de outras quatro escolas (Serviço Social, Enfermagem, Ciências Biológicas e Artes Plásticas).
Já a Universidade Católica Argentina (UCA) é uma importante instituição privada de ensino superior, tão prestigiada quanto a Universidade de Buenos Aires (UBA), que é pública. Reconhecida por sua formação integral, a UCA é baseada em inovação e tem entre os principais projetos de desenvolvimento o Observatório da Dívida Social da Argentina e o Instituto de Pesquisa Biomédica. Tem mais de 50 cursos de bacharelado e 180 programas de pós-graduação, entre especialização, mestrado e doutorado, em temas como Agricultura, Ciência Política, Relações Internacionais, Engenharia, Jornalismo e Ciências Médicas.