Home » Notícias » Saiba quais são as melhores escolas de negócio do mundo

Saiba quais são as melhores escolas de negócio do mundo

Anualmente a Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, publica rankings que classificam a qualidade do ensino superior ao redor do globo. De acordo com o filtro de Negócios e Gestão da lista de 2022, destacamos as cinco melhores escolas de negócios do mundo conforme a abordagem mais recente. 

Entre as Top 5, três delas estão nos Estados Unidos. Em comum, as escolas têm um ensino voltado fortemente voltado para liderança e inovação, com ambiente multicultural e com uma abordagem focada na resolução de problemas reais. Os processos seletivos são naturalmente rigorosos, mas a formação em qualquer top school da lista certamente está ligada a excelentes oportunidades de carreira e consequente remuneração. Veja quais são.

1. Harvard Business School

A escola de negócios mais famosa do mundo, Harvard Business School (ou HBS) já formou nomes como os políticos George W. Bush, Mitt Romney e Michael Bloomberg. A rede de alumni inclui mais de 76 mil alunos de 167 países, incluindo figuras prestigiadas em outras áreas além da política, como a CFO do Facebook, Sheryl Sandberg. 

Os programas de MBA da HBS são de dois anos e em tempo integral e as aulas são conduzidas a partir da metodologia de case method (ou case study). Em outras palavras, este tipo de aprendizagem une a teoria à prática, exigindo que o estudante se coloque no lugar do agente decisório. Além disso, os alunos moram no campus da universidade, o que favorece o networking e as parcerias.

Sala de aula da harvard Business School tipo plateia circular com todas as cadeiras cheias e uma professora falando ao centro. No fundo, há três lousas, duas verdes nas beiradas e uma branca no centro.

O professor é uma espécie de mediador, responsável por fazer com que a discussão flua da melhor maneira possível. A HBS tem, ainda, cursos de curta duração sobre temas como liderança, estratégia, finanças, empreendedorismo e inovação. Há, ainda, oito programas full time de PhD com duração de 4 a 5 anos. A taxa média anual de aceitação na escola de negócios mais famosa do mundo gira em torno de 12% do total de inscritos. Saiba mais sobre o application nesta página.

2. INSEAD

O segundo colocado no ranking QS By Subject na categoria de Negócios e Gestão foi o INSEAD (sigla em francês para Instituto Europeu de Administração de Empresas). A escola da França também utiliza o modelo de discussões de caso, com uma diretriz para que estudantes da mesma nacionalidade não façam parte dos mesmos grupos de trabalho, reforçando a preocupação da instituição com a diversidade de culturas e formações. O INSEAD tem em seu slogan nada menos que a frase “the business school of the world” e seu programa de MBA já foi apontado pelo Financial Tines como o melhor do globo.  

Foto: institucional INSEAD.

Já em sua primeira turma, em 1960, foram formados 45 estudantes de 14 nacionalidades diferentes. Ao todo, atualmente, o INSEAD tem alunos de 90 países. O campus original, na Europa, é localizado em Fontainebleau, a 60 quilômetros de Paris. O segundo localiza-se no distrito Buona Vista, em Singapura, e o terceiro, em Abu Dhabi. No MBA (cuja duração varia entre 10 e 12 meses, em ritmo intenso), os participantes têm a possibilidade de transitar entre os cursos na Europa e na Ásia, bem como realizar módulos eletivos no Oriente Médio.

Entre os ex-alunos notáveis estão Yves Carcelle, que presidiu a Louis Vuitton; Sir Lindsay Owen-Jones, que foi CEO do grupo L’Óreal e Bill Morneau, ex-ministro de Finanças do Canadá. Veja aqui como funciona o processo de seleção para a escola de negócios francesa.

3. London Business School

Com uma rede de alumni formada por 47 mil pessoas de 157 nacionalidades, a escola de negócios de Londres normalmente figura no topo dos rankings de melhores instituições de ensino do tipo. A excelência acadêmica se deve principalmente à qualidade dos corpos discente e docente da instituição do Reino Unido.

Entre os professores, além de profissionais PhD, estão consultores de grandes empresas que trazem para o dia a dia da sala de aula casos reais enfrentados pelas corporações. Como nas demais escolas que têm ensino de ponta, os alunos da London Business School passam por um rigoroso processo de seleção (saiba mais nesta página). Ao longo do curso, os estudantes são convidados a realizar diversas viagens pelo mundo para visitar instituições parceiras e aprender a se destacar em diferentes mercados. 

London Business School

Entre os cursos de mestrado oferecidos pela LBS estão o Master in Management (MiM) – um programa full time de um ano para impulsionar a carreira de jovens talento –, o Global Masters in Management, de dois anos e o Master in Finance, que pode ser realizado nas modalidades full-time e part-time, com disciplinas personalizadas conforme a necessidade do aluno. Há, ainda, o MBA destinado a profissionais formados há mais de dois anos que buscam mudanças sua carreira. 

4. Stanford Graduate School of Business

Outra que costuma estar no top 5 das melhores escolas de negócios do mundo é a Stanford Graduate School of Business. Fundada em 1925, a instituição norte-americana tem um processo seletivo rigoroso para seu prestigiado MBA, cuja taxa de admissão de inscritos costuma variar entre 5% e 10%. Veja aqui as informações sobre como aplicar.

A Stanford GSB é famosa por ter formado personalidades como Philip Knight, fundador da Nike. Não por acaso, o potencial de remuneração dos ex-alunos surpreende. Em 2020, os formados pela escola de negócios faturaram a maior média salarial anual (cerca de 222 mil dólares). 

A grade de cursos inclui, além do famoso MBA, um programa para profissionais em meio de carreira motivados a liderar mudanças e buscar crescimento pessoal e profissional e, ainda, o PhD. 

5. MIT Sloan School of Management

Massachusetts Institute of Technology (MIT) é um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo. No instituto, funciona o programa de MBA Sloan Fellows, cujo nome é em referência ao falecido CEO da General Motors, Alfred P. Sloan, que apoiou a iniciativa. 

O MBA da escola de negócios do MIT tem um ano de duração e é voltado para gerenciamento e liderança, razão pela qual exige experiência profissional mais sólida em relação a outros programas do gênero. Como o Instituto de Tecnologia é mundialmente conhecido pelo ecossistema empreendedor, a criação de empresas por parte de ex-alunos é um case por si só. Segundo a página da escola de negócios, um estudo de 2015 ressaltou ressalta o impacto econômico substancial dos empreendedores ex-alunos, cujas empresas criaram milhões de empregos e geraram receitas anuais de quase US$ 2 trilhões.

O foco da MIT Sloan School of Management (que oferece desde cursos livres e de graduação, até programas de pós) é a intersecção de negócios e tecnologia. A junção ocorre a partir de uma aprendizagem prática com foco em impacto social e uma rede vibrante de inovadores com ideias transformadoras. A rede de ex-alunos é composta por 120 mil pessoas de 90 países. Saiba mais informações sobre o processo seletivo na página da instituição.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Artigos relacionados

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

Pular para o conteúdo