Home » Bolsas de Estudo » Conheça 6 bolsas Erasmus de mestrado na área de humanidades

Conheça 6 bolsas Erasmus de mestrado na área de humanidades

O Erasmus Mundus é um programa de cooperação internacional estudantil. Criada em 2004 e financiado pela Comissão Europeia, a iniciativa permite a mobilidade de alunos de várias partes do mundo, que estejam no ensino superior. O prazo para inscrições dos programas costuma começar no terceiro trimestre de cada ano, e se encerra no começo do ano seguinte.

Os auxílios financeiros podem ser concedidos para graduação sanduíche, pós-graduação (mestrado completo, mestrado sanduíche, doutorado completo, doutorado sanduíche) e pós-doutorado. O programa também oferece bolsas para servidores que atuem no ramo da educação (funcionários administrativos), interessados em trocar conhecimento e experiências. 

O Estudar Fora selecionou algumas oportunidades específicas de mestrado na área de humanidades, filtradas a partir de uma ferramenta da própria União Europeia. Todas são de cooperação entre duas ou mais universidades do continente – algumas até com parceiros da América do Sul e da Ásia. Vale reforçar que o EMJM (Erasmus Mundus Joint Masters) costuma cobrir todos os custos, mas requerem um processo seletivo que envolve ter proficiência comprovada em inglês e graduação completa na área do curso pretendido. 

Acompanhe as oportunidades a seguir!

Bolsa de mestrado em Direito e Economia

O objetivo do programa de mestrado em Direito e Economia é proporcionar, por meio de uma abordagem comparativa, uma avaliação profunda de pontos fortes e fraquezas das regras jurídicas, sob o ponto de vista econômico. Os estudantes são preparados para atuar em empresas privadas, organizações públicas, escritórios de advocacia etc. O curso é coordenado pela Erasmus University Rotterdam, nos Países Baixos. Saiba mais.

Leia também: Erasmus Mundus: programa de bolsas integrais de mestrado de dois anos na Europa!

Bolsa de mestrado em Política de Desenvolvimento Global

O mestrado cobre estudos sobre desenvolvimento econômico junto a insights de outros campos, como geografia e estudos ambientais. A iniciativa tem uma estrutura fixa. No primeiro semestre, os alunos estudam na Palacky University (República Tcheca). O segundo é cursado na Universidade de Clermont Auvergne (França). Já o terceiro semestre ocorre na Universidade de Pavia (Itália). Saiba mais.

Bolsa de mestrado em Técnicas, Patrimônios e Territórios da Indústria

O programa tem como objetivo promover a preservação da cultura em uma abordagem comparativa global de contextos históricos, atenta às questões ambientais atuais. Há um forte compromisso com a interculturalidade – razão pela qual o estudante obtém um diploma conjunto coordenado pelas universidades Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Pádua e Évora, além de outras seis instituições parceiras, em países como Espanha, Senegal, Argentina e Japão. Os alunos também têm aulas de italiano, português e inglês durante o curso. Saiba mais

Bolsa de mestrado em Educação

O Mestrado Conjunto internacional em Resiliência em Contextos Educacionais procura abordar a necessidade de fornecer uma educação significativa, relevante e equilibrada para crianças que crescem em circunstâncias adversas, concentrando-se em seus pontos fortes e construindo seus ativos em contextos de proteção. Torna-se particularmente pertinente e significativo no contexto pós-pandemia, por discutir tópicos como saúde mental, bem-estar e resiliência no ambiente educacional. É uma parceria entre as universidades de Malta, Creta e de Lisboa. Saiba mais.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Bolsa de mestrado sobre Esfera Pública

O curso de História da Esfera Pública é oferecido pelas universidades da Europa Central, de Estudos Estrangeiros de Tóquio, Nova de Lisboa e pela Universidade de Florença, entre outros parceiros. O programa de mestrado se concentra em estudar as formas pelas quais o passado é representado, contestado e negociado, explorando vários contextos, desde o início do período moderno até os dias atuais – de maneira comparativa e transnacional. Saiba mais.

Bolsa de mestrado sobre Políticas Agrícolas e Alimentares

O programa de Mestrado em Análise de Políticas Agrícolas, Alimentares e Ambientais (AFEPA+) visa fornecer uma educação de qualidade na concepção e avaliação de políticas públicas no meio rural. A ideia é promover compreensão dos complexos efeitos socioeconômicos e ambientais delas, seja em uma economia de mercado funcional como na União Europeia, ou nas de países em desenvolvimento. O curso é ministrado pela Universidade de Bonn (na Alemanha), Católica de Louvain (Bélgica), Católica do Sagrado Coração (na Itália) e na Universidade Sueca de Ciências Agrícolas. Há, ainda, outras universidades de ensino superior associadas (como a PUC do Chile) e um consórcio de 17 universidades africanas. Saiba mais

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Artigos relacionados

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

Pular para o conteúdo