O SESI-SP ofereceu 19 bolsas integrais de graduação no exterior para alunos selecionado. O Programa Passaporte para o Futuro SESI-SP conta com o apoio da Fundação Estudar, que ofereceu uma mentoria exclusiva para os alunos.
“Queremos inspirar outras instituições, desenvolver a indústria local, promover ações inclusivas, oportunizar experiências, transformar vidas e contribuir com a alta qualificação profissional dos estudantes”, diz Fabiana Anhas Barbosa Lima, assessora técnica da Gerência Executiva de Educação do SESI-SP.
Programa Passaporte para o Futuro SESI-SP
A seleção foi feita com estudantes do 3º ano do SESI-SP que queriam se candidatar a cursos de graduação nas áreas de Engenharia, Inovação e Tecnologia (Ciência de Dados, Ciências da Computação, Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, Sistema de Informação, Análise de Dados e Sistemas), Ciências Aplicadas (Engenharia de Manufatura e Engenharia de Produção) e Biotecnologia.
De acordo com Fabiana, a iniciativa aposta na formação de mão de obra qualificada para o país: “Estudos apontam que o Brasil e suas indústrias terão um déficit de profissionais de tecnologia e engenharia nos próximos anos. Tendo em vista que o SESI-SP prioriza a oferta de educação básica de excelência, por meio da adoção de currículo e metodologia inovadores, além de atuar com um parceiro da indústria, com a preparação dos estudantes para inserção qualificada no mercado de trabalho, a instituição subsidiará a formação de profissionais altamente qualificados nestas áreas escassas para fortalecer a indústria nacional”.
As bolsas cobrem os custos da documentação obrigatória (emissão de passaportes e vistos); testes de proficiência; passagem aérea e taxas de serviço; matrícula e mensalidades até o término do curso; auxílio permanência mensal correspondente a 40 horas semanais, considerando o valor mínimo hora, tendo em vista o estipulado localmente, para auxílio nas despesas com moradia, transporte, alimentação e materiais; seguro saúde e passagens aéreas para férias de inverno ou equivalente para realização de estágio no Brasil.
Os estudantes se candidataram a cursos em pelo menos uma das 500 melhores universidades do mundo de acordo com o ranking da Times Higher Education 2023. Também era preciso ter bom desempenho acadêmico e comportamental e possuir domínio da língua inglesa.
A mentoria aconteceu entre setembro e dezembro de 2023, na plataforma online e também presencialmente. O preparatório, oferecido por especialistas da Fundação Estudar, tem como objetivo orientar sobre o processo de candidatura em universidades do exterior, abordando temas como provas SAT e ACT, exames de proficiência em inglês como TOEFL e IELTS, essays, college list, entre outros.
Fabiana afirma que a iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos alunos do SESI-SP: “Eles reconheceram o projeto como uma oportunidade de realização de um sonho, ficaram felizes, emocionados e com esperança de um futuro melhor para eles e para as famílias”, dizem.
As inscrições para a nova edição do Programa Passaporte para o Futuro SESI-SP já estão abertas. Desta vez, a instituição vai oferecer 35 bolsas integrais! As inscrições podem ser feitas aqui.
Um ano depois
Em 2024, os 19 alunos selecionados para o Programa Passaporte para o Futuro SESI-SP foram aceitos em algumas das melhores universidades do mundo. Com a mentoria exclusiva da Fundação Estudar, todos receberam pelos menos dois aceites e somaram 28 aprovações em universidades entre as 100 melhores do mundo, sendo 15 entre as 50 melhores. Com bolsas integrais, os estudantes agora se preparam para o começo da vida acadêmica em universidades nos Estados Unidos e no Canadá. Veja abaixo as universidades e cursos em que os participantes estão matriculados:
- Arizona State University (Arizona, EUA): Ciência de Dados, Engenharia Aeroespacial, Biociências Moleculares e Biotecnologia, Engenharia Ambiental
- New York University (Nova York, EUA): Ciência da Computação
- University of Wisconsin Madison (Madison, WI, Estados Unidos): Ciência da Computação, Engenharia da Computação
- McGill University (Montreal, Canadá): Bioengenharia e Engenharia Mecânica
- The Pennsylvania State University (Pensilvânia, EUA): Ciência da Computação
- University of California, Santa Barbara (Califórnia, EUA): Ciência da Computação, Engenharia Mecânica
- Harvard University Cambridge (Boston, EUA): Governo, Economia e Ciência da Computação
- Georgia Institute of Technology (Georgia, EUA): Engenharia Aeroespacial
- University of California Davis (Califórnia, EUA): Ciência da Computação
- University of North Carolina at Chapel Hill (Carolina do Norte, EUA): Ciência da Computação
- University of Delaware (Delaware, EUA): Engenharia Química
- University of Illinois Urbana – Champaign (Illinois, EUA): Engenharia da Computação