Uma das preocupações de quem pensa em fazer uma pós-graduação no exterior é a inserção no mercado de trabalho, que pode ser mais difícil para alunos estrangeiros. Esse processo pode ser facilitado por iniciativas universitárias, como é feito na Northeastern University, nos Estados Unidos. A instituição, que está entre as 60 melhores universidades dos EUA, oferece um método de ensino que integra estudos e aprendizado experimental, o que pode ser uma ajuda valiosa para estudantes internacionais.
A universidade incentiva os estudantes a realizarem projetos e trabalhos através do programa Cooperative Education (Co-Op), que oferece oportunidades para os alunos trabalharem em empresas norte-americanas e ganharem maior experiência profissional durante o período do curso. Saiba mais abaixo:
Co-Op intercala estudos e trabalho
No programa de aprendizagem, o estudante alterna semestres de estudo acadêmico com períodos de trabalho integral, o que permite explorar planos de carreira, fazer conexões valiosas, ampliar perspectivas e incorporar habilidades e conhecimentos necessários para ter sucesso profissional.
Após a realização de um ano acadêmico, o estudante já pode participar do Co-Op. Para ajudar o aluno no processo, a Northeastern conta com um departamento que oferece suporte e consultoria completa. Toda essa estrutura garantiu à universidade a primeira posição em rankings de melhores universidades dos EUA para Co-Op (US News and World Report Ranking, 2024).
Leia também: Conheça a inovadora Northeastern University, em Boston
As vagas geralmente são para trabalhar em tempo integral, e a duração pode ser de 4 a 6 meses. Além da experiência, o trabalho permite que o aluno complemente sua renda, já que a maioria das oportunidades é remunerada. Uma das grandes vantagens desse modelo é que os estudantes saem da universidade com uma bagagem de conhecimento prático que vai muito além do modelo tradicional de estágios oferecido por outras universidades, o que é visto com bons olhos pelos recrutadores que buscam novos profissionais.
O campus principal da Northeastern University está localizado na região central de Boston, onde ficam os nove colleges. Mas a universidade também oferece programas de mestrado nos campi regionais de Portland (Maine), Arlington, Oakland, São Francisco, Vale do Silício, Seattle, Vancouver e Toronto (Canadá) e Londres (Inglaterra). E a universidade tem uma novidade: o novo campus, em Miami, já está aceitando matrículas para setembro de 2024. E tem mais: todos os estudantes admitidos para este campus recebem automaticamente bolsas de até 30%!
A gama de cursos é variada, incluindo programas nas áreas de direito, negócios, engenharia, relações internacionais, ciências sociais, ciências, ciências da computação e TI. Veja nos links os programas de mestrado e doutorado.
Como se candidatar à Northeastern University
A Northeastern é uma instituição altamente internacionalizada –mais de 20 mil estudantes internacionais e acadêmicos de 147 países diferentes estudam na universidade. O processo de inscrição varia de acordo com o programa escolhido, mas os requisitos abaixo valem para todos os candidatos internacionais:
- Formulário de inscrição on-line
- Transcrições de notas de todas as escolas de graduação e pós-graduação frequentadas
- Carta de motivação, detalhando seu interesse no programa e objetivos
- Taxa de inscrição não reembolsável de US$ 75 a US$ 100 (se necessário)
- Uma a três cartas de recomendação
- Currículo profissional e/ou curriculum vitae
- Pontuações oficiais GRE, LSAT ou GMAT (se exigido pelo seu programa, mas muitos não pedem)
- Exame TOEFL, IELTS, PTE ou Duolingo, com pontuações que variam de programa para programa
Você pode saber mais sobre o processo de inscrição aqui. Além disso, há várias oportunidades de bolsas e financiamentos para os candidatos selecionados. Saiba mais aqui.