//username of moderater
Fundação Estudar
InícioComo se PrepararComo é a experiência do Prep Program, preparatório gratuito para estudar fora

Como é a experiência do Prep Program, preparatório gratuito para estudar fora

Ana Moraes - 29/07/2024
Comentários:

Com mais de 15 anos de expertise, o Prep Program foi um dos primeiros programas de mentoria no Brasil projetado para ampliar o acesso dos estudantes brasileiros que desejam frequentar universidades competitivas no exterior. Totalmente gratuito, o programa tem como objetivo oferecer orientação especializada sobre o processo de candidatura em universidades de fora do país, além de auxílio financeiro para os custos do processo em caso de necessidade comprovada. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro!

Inscreva-se aqui!

O Prep Program já obteve mais de 1300 aprovações e preparou mais de 550 jovens. No ciclo 2023/2024, 90% dos participantes foram aceitos em universidades no exterior, com 80% destes recebendo bolsas de estudo, totalizando mais de 3,4 milhões de dólares por ano. Conversamos com três estudantes que participaram do Prep em 2023 e que agora se preparam para embarcar para os Estados Unidos. Saiba mais sobre as experiências deles:

Experiência do Prep Program

“Acredito que o principal ponto em que o programa me ajudou foi contar a minha trajetória de forma genuína e impactante para as universidades através das minhas essays”, diz Paulo Henrique Silva, que vai estudar Engenharia Elétrica e Ciência da Computação no MIT. “Quando entrei no Prep, tinha muita pouca experiência escrevendo redações pessoais e estava mais acostumado com o modelo dissertativo-argumentativo dos vestibulares”, conta. 

A estruturação que o Prep oferece para as diversas etapas para escrever cada redação, desde a escolha do tema até as edições finais do texto, também ajudaram o jovem a aprender mais sobre si mesmo. “Além disso, cada redação passava pela revisão de muitas pessoas diferentes, incluindo mentores e application specialists. Isso possibilitou simular possíveis perspectivas que os oficiais de admissão teriam ao ler os textos e melhorá-los continuamente com base no feedback recebido”, lembra.

O apoio individualizado que cada estudante recebe é um dos fatores mais importantes para quem entra no Prep Program. José Frederico Lucca, que vai estudar Business Management na Clemson University, relata que sua experiência com os mentores foi fundamental para seu sucesso: “Eu tinha muitas dúvidas, mas sabia que eles tinham conhecimento e experiência para responder com confiança porque eles já passaram pelo mesmo processo. O feedback que eu recebia era muito específico e individual, já que eles estavam familiarizados com a minha trajetória”.

Os profissionais que atuam no Prep Program são altamente capacitados para oferecer suporte estratégico individualizado ao longo de todo o processo de application. A equipe inclui profissionais que se formaram em algumas das universidades mais competitivas dos EUA e que passaram por treinamentos sobre candidaturas para universidades internacionais. “Ter o apoio personalizado desses mentores permitiu que eu aprendesse com as experiências deles estudando no exterior e tivesse ainda mais pessoas com quem conversar durante o processo”, diz Paulo Henrique.

Para Mariana Taveira, que vai estudar Astrofísica na Caltech, a preparação para os exames padronizados foi muito importante. O Prep oferece aulas semanais para os testes padronizados (SAT/ACT), incluindo aulas, palestras, simulados e materiais para ajudar os alunos a alcançarem suas pontuações ideais. Ela também destaca o apoio que seus professores receberam para as cartas de recomendação: “Eles elogiaram bastante o suporte que estavam recebendo do Prep para a escrita e principalmente para tradução das cartas de recomendação”.

Inscreva-se Prep Program!

Todos alunos que submetem suas candidaturas com o Prep Program recebem uma carta de recomendação personalizada em nome da Fundação Estudar para incluir em suas applications. As cartas do Prep foram elogiadas pela sua qualidade por representantes (admission officers) de universidades altamente seletivas.

Mariana enaltece ainda o apoio relacionado à saúde mental: “Eu não teria conseguido aplicar sem a ajuda do Prep. É um apoio muito bem estruturado e completo, além de muito humanizado. As coordenadoras sempre verificavam como estávamos nos sentido, sempre queriam entender o que estava preocupando a gente”, conta.

O senso de comunidade, fundamental para quem está passando pelo processo de application, também faz parte da experiência do Prep, como expõe José Frederico: “Eu estava rodeado de outros 40 brasileiros que tinham o mesmo objetivo que o meu, o que fez uma enorme diferença. Ao longo do ano, fiz amigos que foram grandes apoiadores do meu processo. Olhando para trás, percebo o quão importante participar de uma comunidade durante o ano de application foi para minha saúde mental. Sem o Prep, eu tenho certeza que teria me sentido mais sozinho e inseguro sobre application”. 

Com uma rede de quase 600 ex-alunos, o programa possui uma vasta comunidade que inclui pessoas atualmente estudando no exterior e profissionais nos mais variados setores, A rede de ex-alunos do Prep dá aos alunos acesso a apoio adicional para a candidatura, oportunidades de networking, desenvolvimento profissional e preparação para estudar no exterior.

Para finalizar, os três futuros universitários nos EUA falam sobre a importância do Prep para o autoconhecimento. “Foi muito importante ter um preparatório para refletir sobre a minha trajetória até aquele momento, entender quais eram os meus valores, o que eu queria para o futuro. Isso foi fundamental para que eu conseguisse estruturar uma candidatura que mostrasse o melhor de mim e refletisse quem eu era como estudante e como pessoa”, resume Mariana.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados