Programas governamentais de incentivo para estudar no exterior são iniciativas criadas pelos países para promover a formação acadêmica e profissional das pessoas em instituições pelo mundo.
Essas iniciativas podem variar de caso a caso, mas as mais comuns são programas de intercâmbio e bolsas de estudo com apoio financeiro total ou parcial para cobrir custos de matrícula, moradia e alimentação. Muitas vezes, também oferecem parcerias com universidades estrangeiras para possibilitar o intercâmbio de alunos e professores.
Além disso, podem oferecer apoio administrativo, auxiliando na burocracia necessária para estudar no exterior, como vistos e documentação.
Como escolher o melhor programa para mim?
A gente sabe. A lista é extensa e as opções, muitas. A melhor forma de escolher o melhor programa para você é começando pelo continente e país em que você sonha estudar. Depois, comece a busca pelos programas daquela região.
Para te ajudar nessa busca, separamos alguns dos programas governamentais de incentivo para estudar no exterior mais renomados pelo mundo. Confira só:
Fulbright – Estados Unidos
O Fulbright é um dos maiores programas de bolsas de estudo do mundo. Desde 1946, leva estudantes de diversas nacionalidades para estudar nos Estados Unidos.
Essa iniciativa oferece diversas oportunidades, sendo elas bolsas de mestrado e doutorado, bolsas de pesquisa e programas para professoras e professores que buscam ensinar ou realizar pesquisas em instituições americanas.
Geralmente, as bolsas cobrem as taxas de matrícula e passagens aéreas, além de oferecer um subsídio mensal para despesas de vida e um seguro saúde.
Chevening – Reino Unido
Pós graduação de graça no Reino Unido. Sim, é isso mesmo. O Chevening é um programa de bolsas de mestrado do governo britânico que oferece apoio financeiro a estudantes estrangeiros para que se tornem lideranças globais que façam a diferença na vida das pessoas.
As bolsas geralmente cobrem as taxas de matrícula e passagens aéreas de ida e volta. E não só isso: também oferecem um subsídio mensal para despesas de manutenção.
DAAD – Alemanha
O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) é uma organização que promove a internacionalização do ensino superior na Alemanha, oferecendo bolsas de estudo de graduação, mestrado e doutorado.
As bolsas do DAAD geralmente incluem taxas de matrícula – vale ressaltar que, em muitos casos, as universidades públicas na Alemanha não cobram taxas de matrícula, subsídio mensal para despesas de vida e seguro saúde.
Erasmus – Europa
Erasmus foi criada pela União Europeia para promover o intercâmbio acadêmico, com o objetivo de aumentar a mobilidade de estudantes e oferecer experiências internacionais, enriquecendo a formação acadêmica e cultural.
Nele, estudantes podem passar de 3 a 12 meses em uma universidade parceira na Europaou fazer estágios em empresas da região, proporcionando experiência prática.
O programa Erasmus oferece subsídios financeiros para ajudar com os custos de vida e viagem, além da isenção de taxas de matrícula na universidade.
Eiffel Excellence – França
Eiffel Excellence é uma iniciativa do governo francês destinada a atrair estudantes internacionais de alto nível para realizar estudos na França.
As bolsas são destinadas a pessoas estrangeiras de até 30 anos para mestrado e pesquisadores internacionais de até 35 anos para doutorado.
Por sua vez, as bolsas Eiffel cobrem subsídio mensal para despesas de vida e benefícios adicionais, como transporte internacional.
NL Scholarship – Holanda
Criada pelo governo holandês, a NL Scholarship é destinada a estudantes internacionais que desejam estudar em universidades de pesquisa e universidades de ciências aplicadas na Holanda.
As bolsas incluem um valor fixo que pode ajudar a cobrir parte das taxas de matrícula ou despesas de vida.
Swiss Government Excellence Scholarships – Suíça
As Swiss Government Excellence Scholarships são bolsas oferecidas pelo governo suíço para apoiar estudantes que desejam realizar estudos de pós-graduação ou pesquisa na Suíça. Aqui estão os principais pontos sobre o programa:
Isenção de taxas de matrícula, subsídio mensal para despesas de vida, seguro saúde e gastos adicionais para alojamento e passagens aéreas estão contemplados no apoio dessa iniciativa.
Stipendium Hungaricum – Hungria
O Stipendium Hungaricum é um programa de bolsas de estudo oferecido pelo governo húngaro em diversas áreas: ciências exatas e engenharia, ciências sociais e humanidades, medicina e saúde.
As bolsas geralmente incluem isenção de taxas de matrícula, subsídio mensal para despesas de vida e acomodação em residências estudantis ou apoio para aluguel.
MEXT – Japão
O MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão) tem como objetivo promover a educação e a pesquisa no Japão, atraindo talentos internacionais e fomentando intercâmbios culturais.
As bolsas MEXT são oferecidas para diferentes níveis de estudo: graduação, pós-graduação e pesquisa.
Como incentivo, o programa oferece isenção de taxas de matrícula, subsídio mensal para despesas de vida e passagens aéreas de ida e volta.
Hong Kong PhD Fellowship Scheme – Hong Kong
O Hong Kong PhD Fellowship Scheme é um programa destinado a atrair estudantes internacionais de alto nível para realizar pesquisas de doutorado em universidades de Hong Kong.
O grande objetivo é transformar o país em um centro global de educação superior e inovação.
Como apoio, o Hong Kong PhD Fellowship Scheme oferece um subsídio anual para despesas de vida, isenção de taxas de matrícula por até três anos e a possibilidade de apoio adicional para projetos de pesquisa.
Por Fernanda Lacotix