Home » Como se Preparar » Como me organizo para estudar e trabalhar ao mesmo tempo durante o processo de application

Como me organizo para estudar e trabalhar ao mesmo tempo durante o processo de application

Por Rayssa Gabriela Machado da Silva, estudante do Prep Program 2024

Se você, assim como eu, precisa trabalhar para ajudar sua família e, ao mesmo tempo, sonha em estudar no exterior, já deve ter se perguntado: Como conciliar tudo isso? O processo de application pode ser desgastante, exige tempo, organização e muita dedicação. Eu sei bem como é – enquanto me preparo para o application, eu também trabalho, o que me tira preciosas horas do dia e, ainda assim, preciso manter o foco nos estudos e no planejamento para garantir que tudo saia conforme o esperado.

A boa notícia é que, com as estratégias certas, é possível equilibrar essas responsabilidades! Nesse texto vou compartilhar algumas dicas que estão me ajudando a organizar meu tempo e dar conta de tudo sem abrir mão dos meus sonhos. Se você está passando pela mesma situação, espero que essas dicas sejam úteis.

Rotina Realista

Organize sua rotina com base na sua realidade e nas suas prioridades. Quando comecei a trabalhar, tentei montar um cronograma super rigoroso usando cada segundo livre, sem margem para imprevistos, e adivinha? Não deu certo. 

É necessário entender que você estará equilibrando duas coisas que são naturalmente desgastantes,–o estudo e o trabalho– portanto se sua lista não tiver também tempo para a família, para o seu próprio descanso ou um tempo livre para compromissos de última hora você irá se frustrar e vai acabar tendo um burnout. Portanto seja gentil consigo mesma e monte uma rotina que não afete sua saúde mental e que possa equilibrar suas responsabilidades.

Aqui vão algumas perguntas que você pode se fazer para montar sua própria rotina:

  • Qual período tenho mais energia para estudar considerando meu horário de trabalho?
  • Como você pode aproveitar pequenos momentos como no transporte, para estudar ou revisar?
  • Quais momentos eu vou direcionar para o meu descanso, sabendo que serei mais produtiva se estiver com toda energia?

Pensando nisso, organizo blocos de tempo específicos para cada etapa do processo de application, como pesquisa de universidades, escrita de essays, tempo para extracurriculares, estudos para SAT e DET. No começo, encaixar tudo parecia impossível, mas fazendo um planejamento adequado, as coisas fluem de pouco em pouco.

Ferramentas de organização

Algumas dessas ferramentas eu já conhecia e usava antes de entrar no processo de application, mas nunca foi tão útil usá-las como agora. Aplicativos como Google Calendar e Notion são fundamentais para me ajudar a organizar tarefas diárias e semanais.

No Google Calendar, eu organizo meus dias dividindo os horários entre trabalho, estudo e prazos do application, tudo com cores diferentes para cada atividade e lembretes automáticos para não perder nada. Já o Notion funciona como um verdadeiro hub para centralizar minhas anotações, checklist de tarefas e até ideias para essays, permitindo que eu visualize tudo em um só lugar. Essas ferramentas são fáceis de usar e me ajudam a manter a clareza em meio à rotina.

Momentos livres

Sim, precisamos de pausas. Citei para você no bloco anterior e vou reforçar: ninguém consegue manter o foco 100% do tempo, principalmente quando se trabalha e estuda. Parar por alguns minutos ou até mesmo por uma hora é fundamental para manter a mente fresca e o corpo descansado. Não estou falando de procrastinação, mas sim de pausas estratégicas. Esses intervalos ajudam a manter o foco no que realmente importa quando volto ao trabalho ou estudo.

Programas de preparação

Sou uma aluna de gap year e aprendi muitas coisas por conta própria. Porém, entrar no Prep Program tem sido um divisor de águas. O programa oferece um suporte absurdo com acesso a mentores e a uma comunidade que me ajuda a organizar melhor minhas prioridades, além de receber toda a instrução necessária para o processo de application.

Se você ainda não faz parte de um programa de apoio, recomendo fortemente que fique atento aos prazos de inscrição para o Prep. Se você tem um perfil forte, estudar fora é seu sonho e você precisa de apoio, essa é uma oportunidade valiosa.

Leia também: Três ferramentas de organização para ajudar na sua application

Comunidade de apoio

Com uma origem de baixa renda, muitas vezes senti que precisava dar conta de tudo sozinha, mas uma das maiores lições aqui é a importância de pedir ajuda. Pode ser para amigos, familiares, alguém próximo ou um profissional – o importante é não carregar o peso todo nas suas costas.

Você é humana e tem pontos baixos durante a rotina, buscar por suporte ou alguém para desabafar também é crucial para que você consiga continuar.

Lembre-se dos seus objetivos

Com tantas responsabilidades, é fácil perder o foco e se sentir sobrecarregada. Por isso, tenha sempre em mente seus objetivos finais. O esforço de ter que conciliar tantas coisas é temporário e, no final, a recompensa será estudar fora, uma oportunidade que mudará sua vida para sempre. Quando os momentos difíceis aparecem–e eles aparecem–manter a visão dos seus sonhos ajuda a prosseguir.

Conciliar trabalho e estudo enquanto se prepara para estudar no exterior não é fácil, mas também não é impossível. A chave está em encontrar estratégias que funcionem para você, manter a organização e, acima de tudo, não desistir. O processo é desafiador, mas a sensação de dever cumprido e a certeza de que você está investindo no seu futuro fazem tudo valer a pena.


Rayssa é uma alagoana vivendo na selva de pedra (SP). É uma artista que está descobrindo as diversas formas que a arte possui. Ama se aventurar! Já participou de mais de 10 acampamentos. É cristã e tenta, a cada dia, refletir um pouco do amor dEle. Sua linguagem de amor é o toque físico; ela ama abraços quentinhos.

A coluna acima foi escrita por Rayssa Gabriela Machado da Silva, participante do Prep Program, preparatório da Fundação Estudar com foco em jovens que desejam cursar a graduação no exterior. Totalmente gratuito, o programa oferece orientação especializada sobre o processo de candidatura em universidades de fora do país. Saiba mais e faça sua inscrição aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Artigos relacionados

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

Pular para o conteúdo