Por Ana Virginia Kesselring – diretora da Virginia Center School
Lembrando que os fundamentos do TOEFL se baseiam na seção de Writing, a seção de Speaking parece difícil, mas não será. Quando você segue os fundamentos do Writing e os aplica no Speaking esta seção pode se tornar um de seus pontos fortes.
A preparação e anotação dos pontos principais do que você tem em mente devem ser rápidas, práticas e organizadas para que você responda de forma objetiva a questão. Lembre-se que serão apenas você e a máquina (o computador), e a concentração para ouvir o que o computador te perguntará te levará a um bom score. Esteja preparado para falar com o computador. Seu speaking será gravado e depois analisado. As perguntas são feitas somente uma vez e não há como retornar.
O que é um bom “speaking” no TOEFL ?
Um bom speaking deve incluir:
> Boa organização de ideias
> A resposta da pergunta que lhe é feita e bons argumentos para dar embasamento à sua resposta
> Estrutura gramatical sedimentada: quanto maior o uso de estruturas de nível avançado, melhor
> Bom vocabulário
Formato da seção de Speaking
Esta seção tem o objetivo de verificar a sua fluência oral e você deve responder de forma clara e objetiva utilizando os pontos enumerados acima.
Você encontrará dois tipos de speaking nesta seção:
> O Independent: Nesta parte você terá que responder duas questões. Uma será sobre um tema aberto e a outra você terá que escolher uma opção entre duas que serão dadas.
Seguem exemplos:
1) What are the characteristics of a good teacher ? Use reasons and details to support your response
2) Would you prefer to take a vacation at the ocean or in the mountains ? Use reasons and details to support your response.
> O Integrated: Nesta seção você terá que ler pequenos textos e escutar pequenos trechos de conversas sobre assuntos acadêmicos ou mesmo aulas e falar sobre o que leu e ouviu durante 60 segundos.
Como formular um bom speaking ?
Em primeiro lugar você deve estar bastante concentrado ao ouvir a pergunta e ao ouvi-la já tomar uma posição seja encontrando uma resposta prática ou concordando ou discordando da questão levantada. Após escolher sua resposta (deve levar por volta de 2 segundos), anote as razões principais que o levaram a tomar esta decisão e possíveis argumentos. Tenha em mente que você deve trazer a resposta para sua realidade envolvendo exemplos reais de sua experiência de vida. Fica bem mais fácil falar de algo real e que faz parte do seu dia a dia ou do seu passado.
Considerações finais e como praticar
É importante ressaltar que todas as seções do teste TOEFL são divididas em introdução, 2 ou 3 parágrafos principais (body paragraphs) e uma conclusão, como já falamos por aqui.
Isto é, o seu speaking também deve ser baseado neste modelo, que facilita o entendimento e cria uma boa organização de ideias bem ao estilo americano. Como você terá pouco tempo no speaking, pode excluir desta estrutura a conclusão. Pratique com fichas, aplicativos e em todo lugar. Em frente ao espelho, gravando no próprio computador ou mesmo no seu celular. Seja persistente e repita muitas vezes cada pergunta em voz alta.
Bons estudos!
_____________________________________________________________________
Ana Virginia Kesselring – Colunista sobre o TOEFL e orientação para exames de proficiência em idiomas
Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. É diretora e proprietária da Virginia Center School, uma instituição de ensino de idiomas diferenciado que prepara para o TOEFL, SAT, GRE e TOIEC. Ana Virginia tem 15 anos de experiência no ensino de idiomas, e é especializada na preparação de jovens e adultos para obtenção de certificação em inglês e espanhol, seja para quem deseja cursar uma universidade ou para profissionais que pretendem cursar um mestrado em outro país. Contato:[email protected]