As inscrições para a primeira turma da Universidade Minerva – escola recém-criada com uma proposta totalmente diferente de educação universitária -, vão até o dia 15 de abril de 2014. Com a ideia de ser uma universidade de excelência e multidisciplinar, a Minerva mostra que será mesmo uma escola global: até o momento, a instituição já recebeu inscritos de mais de 75 países diferentes. Devido a grande procura de interessados, a instituição considera abrir uma segunda turma para ainda este ano.
A primeira turma da Minerva terá entre 15 a 19 estudantes, que virão de diferentes países e terão aulas online e ao vivo com professores de ponta. Uma das grandes diferenças é que os jovens vão viver em uma espécie de “campus itinerante”: o primeiro ano será em São Francisco (Estados Unidos), onde a sede da Universidade Minerva fica, e nos demais anos eles mudarão de país a cada semestre. Outro diferencial é que os primeiros alunos receberão bolsa integral para o curso. A previsão do início da primeira turma é no segundo semestre de 2014.
A universidade é resultado de uma parceria entre o projeto minerva e a KGI. Para mais informações, clique AQUI.
Processo seletivo
As inscrições para a primeira turma estão abertas até 15 de abril. A admissão é altamente competitiva e baseada em mérito, sendo considerado o perfil acadêmico e pessoal do candidato. Leia mais sobre a seleção para a Universidade Minerva AQUI. Todos os alunos aprovados no processo seletivo serão notificados até 15 de maio de 2014.
Fellowship Estudar Fora & Minerva
O Fellowship Estudar Fora & Minerva é uma oportunidade incrível aos interessados em fazer uma graduação internacional. O Fellowship prevê um programa de mentoria e desenvolvimento profissional para os alunos brasileiros aprovados na Universidade Minerva. Leia mais sobre esse programa AQUI.
O Estudar Fora conversou com o Alex Cobo, diretor da Minerva para a América Latina e esclareceu algumas das dúvidas mais comuns dos interessados no projeto. Confira:
1. Como tem sido a procura por parte dos estudantes? A Minerva recebeu um grande volume de inscrições de mais de 75 países diferentes. Por isso, estamos considerando admitir uma nova classe de alunos para a turma de 2014.
2. Ainda é possível, portanto, fazer a aplicação para a Minerva? Com certeza. Nossas primeiras decisões de admissão serão enviadas aos alunos admitidos até o dia 15 de março de 2014, para aqueles que aplicaram até o dia 31 de dezembro de 2013. Contudo, a Minerva receberá inscrições para a turma de 2014 até o dia 15 de abril e enviará as decisões de admissão desta segunda etapa até o dia 15 de maio.
3. O processo de seleção para a Minerva é rigoroso? A Minerva é muito competitiva e o processo de admissão para a turma de 2014 será bastante rigoroso. Para participar deste processo de admissão bastante seletivo, os alunos que aplicarem para a Minerva precisam ser altamente qualificados. Isso significa não apenas obter excelentes notas no Ensino Médio, mas também demonstrar participação em atividades extracurriculares significativas e de alto impacto.
4. Que tipo de estudantes a Minerva busca? Na Minerva, queremos atingir um nível de excelência extraordinário, e isto significa o melhor ensino, corpo de estudantes e administração. Por isso, é muito importante que os alunos compartilhem sua experiência de vida, informações relevantes e seu histórico ao fazer a inscrição, buscando mostrar as competências que os destacam dos demais candidatos. Estamos à disposição para ajudá-los e para esclarecer dúvidas sobre como aplicar para a Minerva.
5. Como funciona o exame de admissão e qual o grau de exigência em relação a idiomas? Na Minerva usamos nossa própria metodologia no processo de admissão. Assim, alunos podem ser admitidos por destacarem-se em diversas disciplinas, mesmo que não em todas: por exemplo, se apresentarem excelentes notas em várias matérias, mas apenas boas notas em uma ou outra matéria. Nós não requisitamos o SAT. Sobre o domínio de idiomas, todas as aulas serão conduzidas em inglês e exigirão intensa participação do aluno.
Bolsas de até 90% para estudar no Brasil ou no exterior, e apoio vitalício ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Inscreva-se no Programa de Bolsas Líderes Estudar e transforme sua trajetória!