Quem sonha em estudar no exterior, mas não tem condições financeiras de arcar com as altas mensalidades cobradas por algumas instituições tem agora mais uma opção de destino: a Alemanha. Neste mês, o país aboliu completamente a cobrança de taxas no ensino superior. A ótima notícia é que a medida vale também para estudantes estrangeiros, que poderão estudar de graça em todo o terrítório.
Em comparação aos Estados Unidos, por exemplo, onde a anuidade de alguns cursos de graduação pode chegar a US$ 50 mil, a Alemanhã já cobrava taxas extremamente baixas dos alunos, de cerca de € 500 por semestre. E os estudantes lá desfrutam de uma série de benefícios, como descontos e até gratuidade no transporte público.
Agora, Lower Saxony tornou-se o último dos sete estados alemães a abolir a cobrança. A educação gratuita é um conceito que vem se popularizando em diversos países europeus, com exceção do Reino Unido.
“As cobranças são injustas. Eles desencorajam os jovens que não vêm de família tradicional a ocupar um lugar na universidade”, afirma Dorothee Stapelfeldt, senadora em Hamburgo. As informações são do site ThinkProgress e do jornal The Guardian.
Leia também:
Colômbia oferece bolsas de estudo em mais de 1.000 cursos de pós-graduação
Bolsas de estágio e mestrado na Bélgica
Holanda oferece a brasileiros bolsas em cursos de graduação e pós