A École Normale Supérieure abriu inscrições para bolsas de mestrado em Paris, a capital francesa, onde se localiza a instituição. Os interessados podem se candidatar até dia 9 de novembro, por meio do site oficial.
O programa tem duração de três anos e inclui um treinamento específico oferecido pela ENS, anterior ao curso de mestrado, somado aos dois anos de pós-graduação. O estudante deve escolher entre duas áreas distintas de formação, a de Artes e Humanidades e a de Ciência, que oferecerão ao todo 20 bolsas.
Os candidatos devem ter até 26 anos de idade no momento da application e não podem ter vivido na França nos dez meses do ano anterior.
Como se inscrever para o mestrado em Paris
Para se inscrever no processo seletivo, é necessário encaminhar uma série de documentos, como diploma e histórico escolar. Também fazem parte do dossiê exigido a carta de motivação, o projeto de pesquisa e o currículo atualizado — todos em francês.
Ainda nessa primeira fase, o aluno deve elencar o nome e o contato de dois a quatro referências acadêmicas que possam recomendá-lo ao programa.
Já na segunda etapa, os estudantes pré-selecionados recebem uma carta convite para realizar testes escritos e orais na sede da escola, em Paris. Nessa parte, o candidato participa de entrevistas, escreve sobre disciplinas com as quais está familiarizado e comprova seu conhecimento em francês ou em inglês, de acordo com a preferência do aluno.
No caso dos interessados em Ciências, os assuntos podem incluir Biologia, Química e Ciência da Computação. Já os de Artes e Humanidades devem se preparar para áreas como Antropologia, Filosofia do Direito e Ciência Política.
Quais os benefícios do mestrado em Paris da ENS
Ao longo do programa, os estudantes recebem apoio financeiro, de mil euros ao mês, e moradia no campus da ENS. A escola ainda destaca o contato com profissionais de excelência e oportunidades de pesquisa.
Para conhecer os detalhes sobre a bolsa para mestrado em Paris da ENS, basta acessar o site oficial.