O programa de bolsas da Fundação Estudar existe desde 1991 e oferece bolsas de estudo parciais para cursos de graduação no Brasil, intercâmbio universitário, graduação e pós-graduação no exterior. Os estudantes são selecionados por mérito: “Diferente de outras bolsas de estudos, a seleção para o programa da Estudar é focado no apoio a pessoas com potencial de se tornarem líderes em suas áreas”, afirma Tiago Mitraud, gerente do programa na Fundação Estudar. O valor das bolsas varia de acordo com a necessidade econômica e pode incluir custos de alimentação e transporte enquanto durarem os estudos.
Além das bolsas de estudo, os selecionados participam em programas de desenvolvimento de carreira e passam a integrar a comunidade da Estudar ao longo de toda sua vida profissional. Confira AQUI as histórias de sucesso de alguns ex-bolsistas da Fundação Estudar, como a do João Castro Neves, que se formou em engenharia da computação na Puc Rio, fez MBA na Universidade de Illinois nos EUA, e hoje é presidente da Ambev na América Latina.
Podem participar da seleção para o programa estudantes – matriculados ou em fase de aceitação – de instituições de ensino de excelência no Brasil ou no exterior que atendam aos pré-requisitos da categoria de bolsa que desejam obter. Em média, são concedidas anualmente 30 a 40 novas bolsas. As inscrições ficam abertas até março de 2013.
“A cada início de programa nossa expectativa aumenta porque vemos cada vez mais jovens bem preparados e comprometidos em contribuir com país”, explica Renata Moraes, gerente de Educação da Estudar. “Procuramos gente com perfil transformador e com o pensamento focado em ampliar horizontes por meio do conhecimento”, analisa.
Em 2013, foram mais de 11.000 inscritos para a seleção. Em 21 anos de atividade, a Fundação Estudar já investiu US$ 9 milhões em seus programas, criados com o intuito de apoiar pessoas com impacto multiplicador e promover o desenvolvimento do país, por meio do estudo e do conhecimento.