O (ISC)², consórcio internacional de certificação em segurança de sistemas de informação, está oferecendo bolsas de estudo de graduação e pós-graduação exclusivamente para mulheres. As bolsas de estudo em Segurança da Informação são oferecidas por meio do programa (ISC)² Women’s Scholarships, que está com inscrições abertas até o dia 19 de fevereiro.
O programa oferecerá bolsas de até US$ 6.000 para estudantes do mundo todo. “Por meio da profissionalização, queremos incentivar e aumentar a presença feminina nesse mercado em alto crescimento”, diz Gina van Dijk, Diretora Regional do (ISC)² América Latina. Segundo um relatório do (ISC)², as mulheres representam apenas 24% a força de trabalho da área de cibersegurança em todo o mundo.
Leia mais: Cursos de computação e inovação: quais universidades lideram?
Além desse programa de bolsas, o consórcio também está recebendo inscrições de homens e mulheres para bolsas de graduação em cibersegurança, no valor de até US$ 5.000. Em todos os casos, os valores das bolsas serão repassados diretamente às instituições de ensino para custos de mensalidade, taxas e material didático.
Como concorrer às bolsas de estudo em segurança da informação
O processo de candidatura às bolsas pode ser feito por meio do site do (ISC)². É necessário preencher formulários online e enviar também uma versão não-oficial do seu histórico escolar (a versão oficial será solicitada apenas caso a candidata seja selecionada).
Também é necessário fazer upload do CV atualizado e de uma carta de recomendação, redigida por um professor, instrutor “ou alguém em posição de supervisão na sua vida profissional”, de acordo com os requisitos listados pelo consórcio. A carta de recomendação deve esclarecer há quanto tempo a pessoa conhece a candidata, em quais habilidades ela se destaca e outras informações relevantes para a comissão de seleção.
Leia mais: 300 cursos online e gratuitos em universidades da Ivy League
Finalmente, também é necessário enviar um statement of purpose, um texto descrevendo seu histórico pessoal e educacional (bem como seus interesses e atividades extracurriculares), por que escolheu essa área de estudos, por que deve ser escolhida para a bolsa e quais metas pretende atingir na vida pessoal e profissional. As inscrições vão até 19 de fevereiro.