Bolsas do governo francês para mestrado na Sciences Po
A Sciences Po está recebendo inscrições para o programa de bolsas Eiffel, oferecido pelo governo francês. As bolsas de mestrado na Sciences Po permitem que estudantes estrangeiros realizem seus estudos de pós-graduação na instituição enquanto recebem um valor mensal para auxiliar com os custos de estudo na instituição e com o custo de vida em Paris, onde a escola se localiza. As inscrições vão até 3 de novembro.
As bolsas para mestrado na Sciences Po oferecem um valor mensal de 1.181 euros (cerca de R$ 5.300 na conversão atual) de ajuda de custo aos bolsistas. Como a bolsa não cobre o valor da anuidade da Sciences Po, esse valor deve ser usado tanto para pagar a tuition da escola quanto para custear a vida do estudante. As bolsas serão oferecidas pelo tempo que o estudante levar para completar o curso (em geral, dois anos).
Quem pode se candidatar
São elegíveis para as bolsas de mestrado para a Sciences Po todos os estudantes estrangeiros que estejam concorrendo a um dos programa de pós-graduação de dois anos de duraçãooferecidos pela instituição (confira aqui a lista). É necessário que os candidatos tenham 30 anos de idade ou menos até a data-limite das candidaturas.
Não são elegíveis candidatos que já tenham recebido uma bolsa do governo francês, ou que já tenham se candidatado a essa bolsa anteriormente — mesmo que tenham mudado sua área de estudos.
Como se candidatar às bolsas de mestrado na Sciences Po
Não é possível se candidatar diretamente às bolsas de mestrado na Sciences Po do programa Eiffel. É necessário que a candidatura seja feita por meio de uma instituição de ensino superior francesa. Para alunos que ainda estão em uma universidade, é possível verificar se ela tem convênio com uma instituição francesa; outra possibilidade é fazer a candidatura via Campus France.
Os documentos necessários são:
- CV atualizado;
- Histórico acadêmico de todos os anos de ensino superior;
- Passaporte / identificação;
- Comprovação de proficiência em inglês e francês (de acordo com o curso);
- Projeto profissional, com uma ou duas páginas (uma espécie de carta de motivação na qual o candidato explica seu interesse pelo programa escolhido e por que deseja estudar na França).
As inscrições vão até o dia 3 de novembro. Os resultados da bolsa serão divulgados no site da Campus France em 2020, numa data ainda a ser definida.