Já pensou em desenvolver uma pesquisa fora da sua área de formação? É essa a ideia das bolsas Einstein, um programa de fellowships criado e apoiado pela Einstein Forum e pela Daimler and Benz Foundation. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de abril, por correio ou por e-mail.
O foco da iniciativa são jovens que tenham desenvolvido um trabalho excelente em sua área de atuação, mas que estejam abertos a ir além e embarcar em projetos interdisciplinares. Os trabalhos selecionados devem se destacar pela qualidade, originalidade e nível intelectual dos criadores.
Como funcionam as bolsas Einstein
Para ser elegível às bolsas Einstein, o pesquisador precisa ter menos de 35 anos e já ter o diploma de graduação em áreas de Humanidades, Ciências Sociais ou Ciências Naturais. No processo de seleção, não é requisito ter iniciado ou concluído um doutorado.
Os trabalhos não devem fazer parte de uma pesquisa pré-existente do candidato. É esperado que, ao longo dos cinco ou seis meses das bolsas Einstein, o estudante dê início ao projeto, ainda que precise concluí-lo depois.
Leia também: DAAD, a maior organização de financiamento de bolsas do mundo
Durante o período da bolsa, os estudantes recebem auxílio financeiro no valor de 10 mil euros, somados às passagens aéreas. Além disso, a acomodação é oferecida em Caputh, região próxima a Berlim e a Potsdam, na casa de veraneio que pertenceu ao físico Albert Einstein.
Como se candidatar
Os materiais necessários para a inscrição devem ser enviados por correio para o Einstein Forum ou por e-mail, para o endereço [email protected]. São exigidos documentos, em inglês, como currículo, projeto de pesquisa (com extensão de duas páginas) e duas cartas de recomendação.
Para saber detalhes sobre as bolsas Einstein, basta acessar o site do programa.