O Erasmus Mundus é um programa de cooperação internacional estudantil. Criada em 2004 e financiado pela Comissão Europeia, a iniciativa permite a mobilidade de alunos do ensino superior de várias partes do mundo.
Os auxílios financeiros podem ser concedidos para graduação sanduíche, pós-graduação (mestrado completo, mestrado sanduíche, doutorado completo, doutorado sanduíche) e pós-doutorado. O programa também oferece bolsas para servidores que atuem no ramo da educação (funcionários administrativos), interessados em trocar conhecimento e experiências.
O Estudar Fora selecionou algumas oportunidades de mestrado, filtradas a partir de uma ferramenta da própria União Europeia. Todas são de cooperação entre duas ou mais universidades do continente, muitas delas envolvendo tecnologia e sustentabilidade, que são áreas em ascensão.
Vale reforçar que o EMJM (Erasmus Mundus Joint Masters) costuma cobrir todos os custos, mas requer um processo seletivo que envolve ter proficiência comprovada em inglês e graduação completa na área do curso pretendido. Em geral, as candidaturas abrem em outubro e se encerram em dezembro, mas vale a pena ficar de olho nas especificidades de cada universidade. A seguir, veja 10 bolsas Erasmus Mundus para se inscrever.
Leia também: Tudo que você precisa saber para estudar em Portugal
Inscrições em bolsas Erasmus
Mestrado em Sistemas de Hidrogênio e Tecnologias Facilitadoras
O hidrogênio (H2) pode desempenhar um papel substancial na redução das emissões nas próximas décadas e fazer parte do mosaico de soluções para a mitigação das alterações climáticas. Em particular, o H2 verde pode servir como elemento fundamental para descarbonizar setores mais complexos nesse sentido, como o de transportes. Este programa (coordenado pelo Politecnico di Torino) se dedica a desenvolver uma formação adequada para se dedicar às tecnologias H2, em colaboração com a indústria.
Acesse a página do programa para saber os detalhes!
Mestrado em Migrações e Relações Interculturais
O programa se dedica aos processos migratórios, multidirecionais e estratificados nas suas dinâmicas socioculturais, abordando temas como justiça social, a dignidade e os direitos humanos. A perspectiva é da migração na e para a Europa em contextos globais. O plano de estudos combina mobilidade em grupo e individual. O primeiro semestre é cursado em Oldenburg, na Alemanha e o segundo em Stavanger, Noruega.
Acesse a página do programa para saber os detalhes!
Copernicus Master in Digital Earth
O European Joint Master “Copernicus Master in Digital Earth” visa qualificar indivíduos para a liderança centrada na interação entre humanos e representações virtuais do nosso mundo. É parte integrante de tecnologias avançadas, incluindo observação da Terra (EO), geoinformação (GI), sistemas de navegação global, redes de sensores etc. Ocorre em parceria entre as universidades Paris-Lodron de Salzburgo, Palacky University Olomouc e South Brittany.
Acesse a página do programa para saber os detalhes!
Programa Conjunto de Mestrado em Resiliência em Contextos Educacionais
O programa EMJM FLOURISH propõe atender à necessidade de fornecer uma educação significativa, relevante e equilibrada a crianças que crescem em situações adversas. O objetivo é preparar educadores e outros profissionais para lidar com contextos educacionais complexos do ponto de vista social. É coordenado pela Universidade de Malta, em conjunto a outras três instituições de e ensino superior, na Grécia, em Portugal e na Romênia.
Acesse a página do programa para saber os detalhes!
Programa Conjunto Euro-Asiático de Mestrado em Tecnologia Médica e Negócios de Saúde
O programa Euro-Asiático Conjunto de Mestrado em Tecnologia Médica e Negócios de Saúde (EMMaH) é administrado pela Universidade de Lille (França), Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo (Alemanha), Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e a Taipei Medical University (Taiwan). A iniciativa cobre diferentes áreas, desde tecnologias biomédicas e investigação clínica até negócios de saúde. O principal resultado do EMMaH é reduzir a falta de recursos humanos no setor da investigação e da tecnologia das ciências da saúde e da engenharia biomédica.
Acesse a página do programa para saber os detalhes!
MAGMa – Gestão do Patrimônio Artístico e Cultural em Mercados Globais
O Mestrado Conjunto Erasmus Mundus (EMJM) de Gestão Artística e Cultural em Mercados Globais (MAGMa) foi pensado para examinar criticamente, e a partir de múltiplas perspectivas, os motores e mecanismos que regem a circulação e gestão da arte e do patrimônio cultural internacionalmente. São três períodos de mobilidade em diferentes países da União Europeia (Portugal, França e Holanda), mas a coordenação é da Universidade de Glasglow, na Escócia.
Acesse a página do programa para saber os detalhes!
Mestrado Europeu em Direito, Dados e Inteligência Artificial
O Mestrado Europeu em Direito, Dados e Inteligência Artificial (EMILDAI) é um programa interdisciplinar internacional oferecido pela Avignon Université, Dublin City University, Universidad de León e Università di Pisa. O curso foi desenvolvido como resposta aos desafios legais, técnicos e éticos da digitalização, já que as empresas e as instituições públicas exigem que os especialistas processem dados de forma legal, ética e segura, em particular no contexto da utilização de sistemas de IA.
Acesse a página do programa para saber os detalhes!
Mestrado em Literatura Infantil, Mídia e Empreendedorismo Cultural
Este programa coordenado pela Universidade de Glasgow, na Escócia é, pela própria descrição, “profundamente multidisciplinar”. O curso combina conhecimentos em literatura, estudos da infância, cinema e mídia (incluindo digital) a informações históricas, educacionais e perspectivas culturais. O CLMCE articula-se tanto em torno da análise de uma série de textos infantis e juvenis (por exemplo, livros ilustrados, escritos de vida, fanfics, textos multiculturais, filmes, videojogos) como na aquisição de competências envolvidas no trabalho prático com as publicações.
Acesse a página do programa para saber os detalhes!
Mestrado Europeu em Engenharia de Sistemas Sustentáveis
Outra opção interessante para estudar sustentabilidade na Europa é o Mestrado em Engenharia de Sistemas Sustentáveis, um programa integrado de dois anos envolvendo quatro instituições de ensino superior em toda a Europa (França, Itália e Espanha) e nos Balcãs Ocidentais (Albânia). O objetivo é proporcionar um processo de educação amplo e aprofundado sobre tópicos e perspectivas de Engenharia de Sistemas (SE), relacionados tanto a aplicações industriais quanto a investigações de pesquisa. O curso é comandado pela Universite de Technologie de Compiegne.
Acesse a página do programa para saber os detalhes!
Mestrado Internacional em Tecnologias de Informação Sustentáveis
Nunca se falou tanto em ESG (sigla para Meio Ambiente, Social e Governança), o que significa que este é o momento ideal para estudar tecnologias de informação sustentáveis para sociedades, que é a premissa deste programa. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU norteiam o curso, que também é permeado pelas tecnologias digitais e Inteligência Artificial para estimular tomada de decisões baseadas em dados. O programa é uma parceria entre a Universidade de Tallin (Estônia), Universidade de Tampere (Finlândia) e Universidade Lusófona (Portugal).
Acesse a página do programa para saber os detalhes!