A Vrije Universiteit Amsterdam, ou Universidade Livre de Amsterdã, está oferecendo bolsas integrais de mestrado na Holanda. As bolsas são oferecidas como parte do VU Fellowship Programme, um programa para o qual a universidade afirma ter reservado aproximadamente um milhão de euros em bolsas de estudo. As inscrições vão até 1 de fevereiro.
As bolsas cobrem integralmente os custos de estudo dos programas de mestrado em língua inglesa oferecidos pela universidade. No total, a instituição oferece mais de 120 programas ministrados em inglês, e os custos dos programas ficam em cerca de 15 mil euros, ou 70 mil reais na cotação atual, por ano. A bolsa, no entanto, não cobre outras despesas (como passagens aéreas, moradia e alimentação em Amsterdã).
Como se candidatar às bolsas integrais de mestrado na Holanda
Para se candidatar, é necessário ter concluído (ou estar concluindo) a graduação com uma média de notas acima de 80 (de 100 pontos). Também é necessário que essa graduação tenha sido concluído fora da Holanda, e que o candidato não tenha nacionalidade holandesa.
Cumprindo esses requisitos, é necessário primeiro se candidatar ao programa de mestrado desejado. Isso é feito online, primeiro acessando o portal Studielink e, em seguida, o da própria universidade. Mais informação sobre o processo de candidatura para estudantes estrangeiros pode ser vista neste link.
Em seguida, é necessário enviar alguns documentos específicos da candidatura à bolsa por meio do portal da universidade. Esses documentos são:
- Histórico acadêmico, comprovando média de pelo menos 80% nas notas da graduação;
- Carta de motivação, com cerca de 500 palavras, explicando por que deseja cursar o programa escolhido, por que quer estudar na Universidade Livre de Amsterdã, e por que você merece a bolsa;
- CV em inglês — a universidade recomenda o uso do modelo Europass.
A candidatura deve ser concluída até o dia 1 de fevereiro. Segundo a instituição, todos os candidatos receberão uma notificação sobre sua candidatura à bolsa até o dia 1 de abril de 2021. Os estudantes selecionados terão até 15 de abril para comunicar o aceite da bolsa, e devem começar os estudos em setembro.