Brasileiros interessados em estudar na França podem se candidatar a três novos programas de bolsas de mobilidade da embaixada francesa: a Bolsa Guatá, de doutorado para estudantes indígenas; a Bolsa TeRRE, de doutorado e pesquisa para as áreas climáticas, saúde, ciências da natureza e Bolsa M2, de pós-graduação em todas as áreas de estudos. Veja os detalhes abaixo:
Bolsas de mobilidade na França
Bolsa Guatá
As bolsas podem ter duração de 6 a 11 meses e são destinadas a estudantes indígenas brasileiros inscritos e cursando o primeiro, segundo ou terceiro ano de doutorado em uma das universidades parceiras no ano de 2024. As universidades são Unicamp, UnB, UFSCAR, UEA, UFGD, UFSC, UFPE, UFRR e UFF.
O valor da bolsa é de 1704 euros por mês por um período de 6 a 11 meses consecutivos. Os selecionados também têm visto gratuito, passagem aérea ida e volta Brasil/França, taxas de inscrição no curso gratuitas, seguro saúde, possibilidade de alojamento estudantil e mais. Na primeira etapa de inscrição, o candidato deve preencher um formulário até o dia 31 de março. Mais informações aqui.
Leia também: Bolsas do governo francês para pós-graduação na França com inscrições abertas
Bolsa TerEE
O programa é destinado aos estudantes de doutorado no Brasil que estejam pesquisando sobre temas na área de ecologia, ciências ambientais, ciências da natureza e saúde. Para se inscrever, é preciso ser um candidato de até 40 anos de idade, com ou sem co-orientação de tese, com ou sem cotutela. A bolsa pode durar de 3 a 12 meses.
O valor mensal da bolsa é de 1690 euros para os pesquisadores matriculados em cotutela e de 1704 euros para os pesquisadores não matriculados em cotutela. Além disso, há visto gratuito, passagem aérea ida e volta Brasil/França, taxas de inscrição no curso gratuitas, seguro saúde, acesso prioritário às residências públicas de estudantes e mais.
O candidato deve preencher um formulário até o dia 31 de março. Mais informações aqui.
Bolsa M2
Podem se candidatar estudantes brasileiros atualmente residentes no Brasil e já admitidos no segundo ano do Master (M2). A bolsa é válida por um período de 10 meses, de 2 de setembro de 2024 a 30 de junho de 2025, para aqueles admitidos em estabelecimentos públicos de ensino superior no ano acadêmico 2024-2025.
O edital é aberto a estudantes de todas as áreas do conhecimento que tenham até 35 anos até o dia 2 de setembro de 2024. O apoio financeiro é de 490 euros por mês por 10 meses. Além disso, os participantes recebem isenção da taxa de visto, isenção das taxas de inscrição no curso, ajuda na localização de moradia e mais.
As candidaturas podem ser enviadas até o dia 31 de maio. Mais informações aqui.