Os interessados em fazer faculdade no exterior podem acrescentar um destino à lista de possibilidades: a Universidade de Tel Aviv. Por lá, a Associação de Amigos Brasileiros criou um fundo para apoiar estudantes que desejem cursar a graduação em Israel. As inscrições para turmas do próximo semestre serão aceitas até o fim de julho.
Como benefício, a bolsa contempla aproximadamente 50% do valor da tuition dos cursos, ministrados em inglês ou em hebraico – sendo que os candidatos também podem pleitear os outros 50% com a própria universidade. Há, atualmente, dois programas em língua inglesa: o bacharelado em Liberal Arts e o de Engenharia Elétrica e Eletrônica.
Como se candidatar à graduação em Israel
A candidatura divide-se em duas partes: a do programa em si e da bolsa para graduação em Israel. Se a intenção é garantir apoio financeiro, é preciso preencher um formulário padrão. Primeiro, os estudantes listam seus dados pessoais e descrevem, então, suas últimas conquistas. Precisam, ainda, explicar os motivos pelos quais devem ganhar a bolsa de estudos.
Por outro lado, a candidatura ao bacharelado exige uma lista extra de documentos. Por exemplo, testes de proficiência em inglês (como TOEFL e IELTS), histórico escolar e cartas de recomendação. Também é necessário elaborar essays, de acordo com o curso selecionado.
Outro ponto importante é o teste psicométrico, oferecido como alternativa ao SAT (também aceito pela instituição). Nesse caso, o teste é aplicado uma vez ao ano, no mês de julho, em português. Outras informações sobre o exame podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected]. Mais informações sobre a graduação em Israel e sobre a instituição de ensino podem ser vistas no site da Universidade de Tel Aviv ou na página do facebook da Universidade de Tel Aviv no Brasil.